[ editar artigo]

Será que estou sendo claro?

Será que estou sendo claro?

 

Já teve a sensação de que você falou algo e a pessoa entende completamente o contrário ou ainda, que ao invés de sua fala gerar tranquilidade, gerou mais preocupação?

Sim... isso acontece e com muita frequência. Às vezes é o tom da voz, a postura, ou até mesmos as palavras que você costuma usar no dia a dia, e nas mensagens escritas formais ou informais acontece a mesma coisa.

Cada vez mais é necessário que como Líderes tenhamos a segurança que quem está ouvindo a mensagem - entenda e reconheça os próximos passos. Senão pode ocorrer o que chamamos de "acompanhar o rebanho" que significa balançar a cabeça "sim e sim" ou "não e não", e o que se espera que seja feito depois da conversa fica perdido.

"Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração. " Nelson Mandela

Abaixo alguns passos para que você possa praticar a comunicação assertiva no dia a dia com seu time:

  • Conheça bem o assunto e se prepare! Conversas difíceis precisam de “treino”.
  • Saiba ouvir. Respeite a opinião dos demais.
  • Tenha empatia.
  • Escolha bem as palavras, dando o sentido correto a sua mensagem.
  • Preste atenção naquilo que você não diz (postura, gestos, feição e imagens).

Entender o público com quem você está falando faz toda diferença nesse processo. Se você vai falar com mais operacionais, utilize palavras mais simples e seja mais objetivo, de exemplos, agora se for falar com uma equipe mais comercial utilize palavras mais inspiradoras, que denotam energia e movimento, que estão mais no dia a dia desse público e que irá aproximar a mensagem e torna mais “compreensível”.

Uma das maneiras de registrar o que foi dito, de maneira verbal ou por ferramentas de mensagem informais, é formalizar a mensagem - como por exemplo enviado e-mail a todos que participaram da reunião, ou uma simples mensagem reforçando os pontos importantes e as entregas esperadas.

E sempre esteja disponível! Liderança é disponibilidade! Se coloque a disposição para sanar quaisquer dúvidas que a equipe apresente, e acompanhe!

E você me conta como está a sua comunicação no dia a dia?

 

“A Comunidade Sebrae vai mudar! Você sabia? Para não ficar de fora, atualize seus dados cadastrais e faça parte automaticamente da nova plataforma 😊 Clique na sua foto > dados pessoais > preencha corretamente > salvar! Pronto, em breve você terá acesso a NOVA COMUNIDADE SEBRAE.”

 

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Ler conteúdo completo
Indicados para você