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Série Histórias que Inspiram – Andréia Regina Batista Silva

Série Histórias que Inspiram – Andréia Regina Batista Silva

“Aos 5 anos, quando ingressei na escola, levava materiais de escola que meu pai vendia na sua livraria e negociava com os alunos” Andréia Regina.

Nascida em um  lar de empreendedores, Andréia Regina Batista Silva, conta que seus pais Joaquim e Evanir, começaram com uma livraria e hoje ainda estão no ramo de confecção na cidade de Tapejara. Desde pequena, já ajudava sua mãe na loja enquanto o pai saia vender calçados. “Aos 5 anos, quando ingressei na escola, levava materiais de escola que meu pai vendia na sua livraria e negociava com os alunos” comenta Andréia, falando de suas primeiras negociações.

Liderar as equipes era algo que fazia espontaneamente, tanto no colégio como em sua vida profissional, as ideias brotavam em sua cabeça e com planejamento e dedicação conseguia transformar estas ideias em realidade. E foi assim que conseguiu ampliar e atender o segmento em móveis finos e decoração, “Imperador Home Design” onde estão há 18 anos e com 4 unidades.

Para que tudo isso fosse possível, ela planejou diversas vezes. Planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para o empreendedor. Por meio dele é possível formular estratégias com foco num determinado objetivo, mobilizando recursos humanos e financeiros para atingi-los.

O que é preciso ter em mente sobre o negócio para desenvolver esta ferramenta tão importante? Confira as dicas!

  1. Identifique a missão, a visão e os valores da empresa

Pense em seu negócio e o que  ele significa no mercado. Construa uma frase que defina a Missão da sua empresa, onde você deve citar, o que faz, como faz e para quem faz. De maneira que a pessoa lendo, mesmo que não conheça seu negócio, identifique o que sua empresa faz.

Em seguida descreva a Visão de sua empresa, ou seja, como você deseja que as pessoas vejam a empresa no futuro? Qual é o objetivo final ou em que ponto a empresa deseja chegar para estar realmente no patamar de sucesso almejado?

E Finalmente defina quais os Valores que sua empresa praticará. Essas são perguntas que costumam trazer lucidez para montar a missão, a visão e os valores da empresa.

2. Defina quem vai participar do planejamento estratégico

Avalie e defina quem são as pessoas chaves que devem participar deste planejamento. O ideal é que todos os setores sejam representados, sendo ele o chefe ou em caso de empresa menor um líder que possa representar o anseio de todos do seu departamento. Isso permitirá  estruturar cada setor individualmente.

3. Levante com a equipe os pontos fortes e pontos fracos da empresa

Faça uma análise com a equipe para definir quais são os pontos fortes internos da empresa, os pontos internos que devem ser melhorados, bem como a análise externa do ambiente definindo assim as Ameaças e Oportunidades de sua empresa.

4. Defina as ações que serão realizadas em cada setor

Agora utilize o máximo de seus pontos fortes e as oportunidades de maneira a sanar as ameaças e diminuir ao máximo os pontos fracos. Busque juntamente com a equipe soluções para serem transformadas em ações por departamento.

Faça um plano de ação  utilizando o 5W2H

       - O que fazer?

       - Como fará?

       - Quem fará?

       - Onde fará?

       - Por que fará?

       - Quando fará?

       - Quanto custará?

5. Tenha em mente os objetivos e as metas da empresa

Todas as ações que são trabalhadas no planejamento estratégico têm como único fim concretizar um objetivo. Estabeleça objetivos e metas para curto e longo prazo. Não esqueça as regras para definir uma META :

       M – Mensurável – Ou seja, como você irá medir;

       E – Específica – O que você irá medir;

       T – Temporal – Terá um tempo limite para acontecer;

       A – Atingível -  Deve ser possível atingir, metas muito ousadas desestimulam a equipe.

6. Faça o acompanhamento mensal do planejamento

Para que todas as ações  definidas no planejamento estratégico realmente  saiam do papel e aconteçam, é necessário existir o acompanhamento  mensal. Pelo menos uma vez ao mês reúna os envolvidos, verifique as ações se estão acontecendo, se necessário faça os ajustes necessários e já marque a próxima reunião de acompanhamento.

Espero que estas dicas ajudem você também.

Convido você para compartilhar suas dicas e experiências também. Se tiver qualquer dúvida, me escreva. Posso te ajudar 😊

 

Sandra Trujillo Costa

scosta@pr.sebrae.com.br

www.linkedin.com/in/sandratrujilo

 

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Administradora. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG, Empreendedorismo pela Universidade Positivo e Gestão de Negócios pela FGV. Consultora de negócios e gestora de projetos no Sebrae/PR.

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