[ editar artigo]

Série Histórias que Inspiram – Helena Maria Miotta Barbosa

Série Histórias que Inspiram – Helena Maria Miotta Barbosa

Empresária participante do núcleo de Mulheres Empreendedoras de Ibaiti, Helena Maria Miotta Barbosa, mais conhecida como Santa da Loja da Santa, possui na sua vida a humildade, fé e honestidade como sua base sólida.

Várias recordações da infância e juventude foram vividas na cidade de Jaguapitã, dentre elas se destacam as reuniões de família, pois sempre foram muito unidos. Naquela época também gostava de ir à escola e como diversão ir ao campo de futebol no domingo assistir aos jogos.

Quando chegou em Ibaiti sentiu a necessidade de trabalhar. Fazia salgados e vendia no colégio e nos bares da cidade.

Incentivada por sua irmã, começou a vender malhas e sua primeira compra foi em Curitiba no dia 18 de maio. Trazia malhas e vendia por metro na garagem de casa e assim começou...comprando, vendendo, fazendo dinheiro e fazendo novas compras. Tudo com muita cautela, um passo de cada vez. Dessa forma conseguiu expandir seu negócio, passou a fazer compras em São Paulo, naquela época seu deslocamento era de ônibus de linha. Com o passar do tempo e superando as dificuldades com muito foco, determinação e objetivos claros de curto, médio e longo prazo.

Sabia o que queria e não demorou para as primeiras conquistas, satisfação pessoal, a independência financeira e tudo isso proporcionou o sentimento de empoderamento.

Como uma excelente líder e empreendedora, apoiou cada funcionária que também se tornou empreendedora e logo se tornaram parceiras, inclusive fazendo compras conjuntas para aumentar o poder de negociação.

Santa é uma mulher à frente do seu tempo, visionária, ama o que faz e faz muito bem, pois sempre primou pelo bom atendimento e valorização do cliente.

Suas palavras são:

“Amar o que faz”;

“Sorrir para o cliente”;

“Atendimento é tudo”;

“Preguiça e cara feia nunca”;

A loja não é sua, é do cliente”;

Há trinta anos está no mesmo endereço, agradece por tudo que conquistou e sente-se realizada.

Hoje, a mensagem que ela deixa para futuras empreendedoras é:

“Sejam perseverantes, façam um bom planejamento e tenha o capital adequado para abrir o seu negócio”.

 

Sandra Trujillo Costa

www.linkedin.com/in/sandratrujilo

 

Convido você para compartilhar suas dicas e experiências também. Se tiver qualquer dúvida, me escreva. Posso te ajudar 😊

 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

Liderança

Comunidade Sebrae
Sandra Trujillo Costa
Sandra Trujillo Costa Seguir

Administradora. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG, Empreendedorismo pela Universidade Positivo e Gestão de Negócios pela FGV. Consultora de negócios e gestora de projetos no Sebrae/PR.

Ler conteúdo completo
Indicados para você