[ editar artigo]

[Série] Sua história inspira a minha - Alice Tavares – Doce História Fábrica de Delícias

[Série] Sua história inspira a minha - 
Alice Tavares – Doce História Fábrica de Delícias

Quando o amor se torna uma Doce História.

Sempre adorei cozinhar, quando era criança já cozinhava e fazia bolos para a família e amigos. Mesmo tendo esse dom, na época a área de confeitaria e chocolateria não era muito popular, optei, então por fazer faculdade de matemática. Aos 19 anos me formei e aos 20 anos me casei. Como matemática não era a área em que queria atuar, iniciei um pequeno negócio em minha casa, na minha cozinha fazia pirulitos de chocolate e vendia em pequenas lojas de festas da cidade. Percebi, então, que havia encontrado um caminho para a minha felicidade profissional e financeira. Os anos se passaram e o que era um pequeno negócio se transformou em sustento da minha família, principalmente após meu marido ter perdido seu emprego, o que foi uma fase muito difícil, mas nunca desisti, pelo ao contrário, com o crescimento das vendas, acabei montando uma pequena loja na sala da minha casa.

Meu  negócio foi prosperando. Comecei a vender chocolate para vários estados e com o crescimento da empresa, a cozinha da minha casa já não era mais viável. Consegui, finalmente, com muito esforço e com ajuda da prefeitura, construir uma sede própria. Agora, com estrutura adequada, minha maior vontade era aumentar a gama de produtos da minha empresa, mas não tinha muito apoio de meu companheiro, que na época era meu sócio. Esse sonho, então ficou adormecido.

Quando tudo parecia bem, uma grande dificuldade surgiu em minha vida, o divórcio. Depois de 27 anos de união parecia meio impossível continuar sozinha, mas, o que parecia impossível tornou-se possível. Reuni forças e além de superar o divórcio, consegui colocar em prática muitos projetos que estava em mente, já que agora eu comandava sozinha minha vida profissional e pessoal. Ampliei minha tão sonhada gama de produtos, inaugurei a confeitaria e em seguida a cafeteria. Foi um sucesso!

Os sonhos e ideias sempre fervilharam em mim.

Quatro anos se passaram, quando minha empresa foi acometida por um vendaval, perdi quase tudo. O desespero se abateu sobre mim, um sentimento de impotência, desilusão e tristeza, pensei em parar tudo, mas Deus é misericordioso e nunca me deixou desistir. Nessas horas família é tudo e tive todo o apoio dela.

Minha filha e minha mãe foram meu porto seguro. Como eu tinha muitas idéias de expansão, vi nesta tragédia o momento de arriscar e crescer. Reconstruí toda a minha empresa, de 90m² passamos a ter 600 m², na qual foi inteira projetada e organizada objetivando a implementação de um sistema de franquia e e commerce. Hoje minha empresa é um grande sucesso e sempre estamos inovando e criando. Minha gestão é muito objetiva e criativa. Inovar e criar são os objetivos. 

Estou caminhando em passos sólidos e devo alcançar meu objetivo de franquear em 2020.

Doce História é a minha vida!

 

Sandra Trujillo Costa

www.linkedin.com/in/sandratrujilo

 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Sandra Trujillo Costa
Sandra Trujillo Costa Seguir

Administradora. Formação em Gestão de Negócios-FGV e Empreendedorismo-Universidade Positivo. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG. Consultora no SEBRAE/PR e gestora em Liderança.

Ler conteúdo completo
Indicados para você