[ editar artigo]

[Série] Sua história inspira a minha - Sirley Salette Ribeiro Boareto – Sirley Calçados e Confecções

[Série] Sua história inspira a minha - 
Sirley Salette Ribeiro Boareto – Sirley Calçados e Confecções

Foi ajudando no hotel dos meus pais que tive minhas primeiras lições de empreendedorismo, há mais de 50 anos. Naquela época, disponibilizar de um tempo para se dedicar exclusivamente aos estudos era um privilégio para poucos e o qual eu não tinha acesso. Me lembro como se fosse hoje, aos 12 anos, de preparar minhas lições ali mesmo, no balcão do bar do hotel, enquanto vendia uma dose de pinga ou qualquer outro produto aos clientes.

Foi assim que a matemática acabou se tornando uma companheira, que mais tarde, faria muita diferença em minha vida, assim como as lições e valores que aprendi com meus pais, como seriedade, credibilidade, honestidade e respeito ao próximo, e que trago comigo durante toda minha vida profissional. 

Aos 20 eu já fazia faculdade de pedagogia e continuava ajudando nos negócios da família. Aos 24, já casada, dava aulas em uma escola estadual, gerenciava o armazém, que aos poucos foi transformado em mercado, e ainda viajava para Maringá (80 km de Paranavaí) para comprar mercadorias, como armarinhos e miudezas, que tinham uma grande aceitação entre os consumidores.  

Logo o espaço foi ficando pequeno para tanta coisa e precisou ampliar o prédio. Aos 36 anos e com o comércio de meu pai em franca expansão, decidi que era hora de alçar novos voos. Foi então que, juntamente com meu marido, Isaías Carlos Boareto,  decidi que era hora de abrir o nosso próprio negócio e a minha tão sonhada loja.  Para arcar com as despesas da construção, de mais de 300 metros quadrados, meu marido aceitou vender sua parte na oficina que era sócio para investir no novo empreendimento e apostar no meu sonho. Na época, fiquei um pouco insegura, afinal ele abriria mão do sustento da família para investir em um novo negócio, com um futuro incerto, mas em nenhum momento duvidou da minha competência e disposição para trabalhar. 

O fato de ser mulher nunca me impediu de realizar qualquer um dos meus projetos, pelo contrário. Mulheres são seres determinados, decididos, e foram nessas qualidades que me apeguei para enfrentar os desafios que surgiam pelo caminho.

Foi então que, em 05 de dezembro de 1988, inaugurei a Sirley Calçados e Confecções, em Paranavaí (PR). Localizada na principal avenida da cidade e fora da região central, a loja está entre dois importantes bairros da cidade: Jardim Ipê e Santos Dumont. 

Graças a esse serviço, a loja se tornou uma referência na cidade e na região, fabricando uniformes para vários estabelecimentos de ensino de Paranavaí, região e, inclusive, do Mato Grosso do Sul. Com isso, além de oferecer um produto diferente aos clientes, consegui garantir uma renda extra nos meses de janeiro e fevereiro, quando o movimento no comércio costuma diminuir. Hoje, com a graça de Deus e a colaboração de meus 20 funcionários, a loja está completando 30 anos e ao longo dessa trajetória me orgulha de ter construído uma relação familiar com meus colaboradores.

Ética, disciplina, disposição, bom humor e otimismo são outros valores que sempre me acompanharam nesta trajetória e que sempre busquei compartilhar com meus colaboradores, além da qualificação profissional, imprescindível em todos os segmentos. 

Como líder desse grupo, acredito que não posso me dar ao luxo de ficar parada no tempo. Por isso, participo frequentemente de cursos e faço partes de diversas organizações – Catedral Maria Mãe da Igreja, Rotary Internacional, CTG e Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (no qual fui presidente do Conselho da Mulher Empresária e continuo como parte da diretoria). Além disso, todos os meses, tenho o compromisso de colaborar com instituições filantrópicas de minha cidade.

Além de aprender com minha família e com Deus os valores que devem reger a vida de um empresário, tento dividir isso com as pessoas que estão ao seu redor, fazendo-os entender que quando se tem um sonho e se trabalha com amor e respeito ao próximo o sucesso é garantido. 

 

Sandra Trujillo Costa

scosta@pr.sebrae.com.br

www.linkedin.com/in/sandratrujilo

 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Sandra Trujillo Costa
Sandra Trujillo Costa Seguir

Administradora. Formação em Gestão de Negócios-FGV e Empreendedorismo-Universidade Positivo. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG. Consultora no SEBRAE/PR e gestora em Liderança.

Ler conteúdo completo
Indicados para você