[ editar artigo]

Transforme a sua liderança

Transforme a sua liderança

Nunca foi tão importante pensar no papel dos líderes dentro e fora das organizações. A liderança está totalmente ligada à forma como conversar com liderados, relação estabelecida no ambiente de trabalho e o reflexo do comportamento do líder em relação ao desempenho das equipes.

A forma como cada profissional lidera sua equipe, tem impacto direto na geração de resultados e desempenho dos seus membros e pensando nisso, preparamos esse CONNECT para que você transforme a sua liderança. Será nesta terça (25/05) às 19h30. Acesse este link para acompanhar ao vivo.

A liderança horizontal

A liderança horizontal baseia-se no compartilhamento. O líder entende que sua missão é apenas guiar para que todos possam desenvolver seus trabalhos da melhor forma. Ele está ali para dialogar, ouvir e, a partir de todas as visões, encontrar caminhos mais satisfatórios para a empresa e para o trabalho em si.

Diferente da liderança vertical, na qual o chefe somente manda, e quase sempre é temido, o líder vertical tem uma postura mais humana e próxima dos colaboradores. Isso possibilita um ambiente mais harmônico para todos, algo que pode impactar na felicidade dos colaboradores.

Neste modelo de liderança os colaboradores são encorajados a participarem com suas opiniões e sugestões dentro da esfera empresarial. O papel do líder aqui consiste em ser um facilitador dos processos, ajudando a equipe a desenvolver soluções, se preocupando com a execução de tarefas, bem como com a qualidade de vida e satisfação de todos.

Aqui o líder se mostra bastante participativo, ouvindo e dando feedbacks e auxiliando os membros das equipes a desenvolverem seus papéis com maior qualidade. Um ambiente com maior incentivo e sintonia favorece a maior produtividade e leva os membros a serem mais responsáveis, tanto por suas tarefas, quanto pelos outros.

A liderança horizontal tem inúmeros benefícios, alguns deles são:

  • Participação dos liderados de uma forma colaborativa;

  • Agregar valor e conhecimento ao desenvolvimento dos projetos e ações que serão executados;

  • Cada membro se sente responsável por determinada atividade dentro do projeto;

  • Priorização das pessoas em todos os processos, fazendo com que se sintam importantes;

  • Crescimento profissional do envolvidos;

  • Aproxima as pessoas e ainda proporciona uma maior integração entre líderes e liderados;

  • Melhorar o clima organizacional;

  • Desenvolve a liderança na organização.

O estilo de chefe não está mais sendo visto com bons olhos pelas equipes e ambientes corporativos. A humanização se faz presente e a colaboração de liderados com seus líderes é o futuro para que sua empresa prospere e tenha equipes cada vez mais engajadas e profissionais qualificados no seu negócio.

Não deixe de assistir ao nosso CONNECT sobre “Transforme a sua liderança” desta semana. Terça-feira (25/05) às 19h30.

Acesse a Comunidade Polo de Liderança Sebrae para acompanhar ao vivo.

Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae e tire suas dúvidas! 

Você pode deixar o seu comentário aqui, ligar para 0800 570 0800 ou nos chamar no WhatsApp clicando aqui 😀

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler conteúdo completo
Indicados para você