[ editar artigo]

Você realmente sabe motivar seus colaboradores?

Você realmente sabe motivar seus colaboradores?

Muitas vezes, incentivar uma equipe parece uma tarefa impossível. Projetos para serem entregues em cima da hora, demissão de algum colaborador ou mesmo a falta da presença contínua do gestor: são vários os motivos que fazem com que o colaborador se sinta ou não motivado. Mas saiba que existem caminhos para contornar a ansiedade generalizada. Em meio a este cenário, confira alguns pontos-chave para motivar seus colaboradores.

Primeiro vale lembrar que um colaborador satisfeito executa melhor suas atividades e consegue ir além do que é pedido. Ele está disposto a investir seu tempo para pensar em formas de melhorar os processos da empresa e veste a camisa do time. Por isso, a motivação faz com que todos saiam ganhando. Ganha o funcionário, que se sente feliz ao trabalhar, e a empresa, que consegue crescer com base na boa entrega feita.

Você conhece as válvulas de motivação?

É baseada nela que está a motivação dos colaboradores! Então, de forma geral, podemos separar em quatro pontos as válvulas de motivação. Veja quais são elas e como funcionam:

➡ Reconhecimento: esse ponto está ligado, praticamente, ao feedback. O colaborador tem a necessidade de se sentir valorizado, por isso qualquer elogio ou reconhecimento deve ser feito sempre que possível.

➡ Segurança: a estabilidade no emprego é uma das prioridades dos colaboradores. A motivação, neste caso, cresce por meio de ações que demonstrem a segurança no emprego e na empresa.

➡ Aprendizado: se você já prioriza cursos e treinamentos, saiba que está no caminho certo! Invista no aprimoramento dos funcionários, delegue funções e ofereça desafios. 

➡ Dinheiro: plano claro de cargos e salários podem fazer toda a diferença na motivação dos colaboradores. Aqui entram não apenas um plano de carreira, mas também gratificações extras, caso seja possível.

Uma dica importante é fazer pesquisas de clima interno e com isso gerar um levantamento do seu público, identificando quais frentes são consideradas mais importantes.

1 - Estabeleça um propósito que seja claro à equipe

Incentivar funcionários é fazer com que eles saibam sua importância e propósito na equipe. Por isso é tão importante dar sentido às suas ações do dia, e isso pode ser feito por meio de uma causa maior. Quando o colaborador não se sente motivado, ele não entende como a sua parte afeta o todo. 

Outro importante ponto em relação à isso são os tão sonhados briefings. Sabemos que o mercado se move muito rápido e as demandas aparecem de forma inesperadas e com prazos curtíssimos para a execução. Mas tenha em mente que isso não pode ser regra. Um caminho é tentar estabelecer o briefing. Com informações mais detalhadas sobre o que, por que, quando e quem, pode resultar em uma entrega mais assertiva e evitar o clima de desespero entre os funcionários. Organização e objetivos claros motivam a equipe!

2 - Seja um líder

E não apenas mais um chefe. Mostrar que a palavra final é sua nem sempre pode ser um bom caminho. Por isso se defende muito a ideia da hierarquia pela rede. Isso significa dar autonomia ao colaborador e mostrar que todos são responsáveis pelo sucesso ou fracasso de um projeto. Se todos são autônomos, sua função como gestor é ajustar o trabalho. 

3 - Valorize o feedback positivo

Normalmente a reunião de feedback é prioridade para dar broncas. Evite isso. Reuniões para falar de bons resultados e elogiar os projetos entregues é um grande reconhecimento - essencial para as equipes. Isso é muito positivo para que a equipe esteja engajada e possa contribuir com novas ideias e metas. Reconhecer o bom trabalho é essencial!

4 - Cursos e treinamentos

A empresa deve mostrar que se esforça para fornecer todas as condições para que os colaboradores tenham pleno domínio técnico e teórico para executar suas funções. Por isso, uma forma de incentivá-los é atrelar o desenvolvimento da empresa com seu desenvolvimento pessoal. O trabalhador estagnado também fica desmotivado!

5 - Espaço adequado e comemorações

A infraestrutura é um dos fatores-chave para os colaboradores. Manter um ambiente alegre e organizado pode contribuir para as entregas e fazer com que os funcionários trabalhem mais dispostos e motivados. Também vale destacar a importância das comemorações e convenções. Proporcionar momentos de descontração e de interação entre a equipe faz com que os profissionais estejam mais engajados. Já pensou em promover uma atividade completamente diferente para a equipe? Pense nisso!

E você, o que está fazendo para motivar os colaboradores? Apesar de parecer fácil, a motivação pode estar relacionada a diferentes motivos. Então, não esqueça que grande parte das ações influenciam no ambiente do trabalho. Se você aplica esses itens acima na sua gestão, compartilhe conosco aqui nos comentários! 

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

Liderança

Comunidade Sebrae
Rosangela Maria Angonese
Rosangela Maria Angonese Seguir

Mestre em administração. Cursos de liderança na American University e Babson College nos Estados Unidos e OIT na Itália. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG, UNAT e Rosa Krauz. Consultora no SEBRAE-PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você