[ editar artigo]

Você sabe delegar?

Você sabe delegar?

Certamente você já leu sobre isso. E deve ter percebido um certo paradoxo. Alguns profissionais colocam a delegação como uma habilidade extremamente complexa e inerente apenas a grandes líderes, enquanto outros  a colocam como se fosse algo quase banal e que qualquer pessoa pode facilmente desenvolver. Uma sugestão...leia esses textos com muito cuidado. A primeira forma pode te fazer desistir e a segunda pode te iludir.

Me permita colocar aqui de uma forma simplista para tentar lhe ajudar.

Entenda a delegação como uma habilidade desenvolvida em 3 estágios:

1º Delegar Atribuições: É o nível mais "simples". Consiste em atribuir diferentes funções e tarefas para a sua equipe. Salvo raras exceções, todos nós conseguimos, até pela necessidade. Não se consegue gerenciar uma empresa, por menor que seja, sem delegar tarefas ou funções. Normalmente o critério de escolha das lideranças sobre as tarefas que serão delegadas serem critérios meramente técnicos.

2º Delegar Responsabilidades: É o estágio intermediário. Exige, adicionalmente ao nível anterior, um certo grau de confiança nos seus subordinados. Decisões simples, relacionadas as tarefas do dia-a-dia passam a ser tomadas por eles, que sentem-se responsáveis pela qualidade do próprio resultado, o que é ótimo. Exige-se a concessão de uma certa autonomia à equipe. Passa também a ser uma necessidade a medida que a empresa começa a crescer.

3º Delegar Autoridade: É o nível mais alto. Confiança plena e alto grau de autonomia à sua equipe. Poucos empresários chegam nesse estágio por um simples (e compreensível) motivo: é o dinheiro deles que está em jogo. Muitas empresas não consegue crescer unicamente pela dificuldade dos gestores em delegar a sua autoridade. Não é um estágio fácil de se atingir, mas vá, aos poucos, confiando na sua equipe, permitindo-lhes que tomem decisões mais complexas. Se os resultados percebidos forem positivos, vá "soltando a corda". Se necessário, reoriente, ajuste. Isso vai te trazer a segurança e a confiança necessárias para que possa atingir esse estágio com sucesso.

Respeite cada um desses estágios, vá um a um. Demore o tempo que for, mas vá no seu tempo. Não negligencie achando que é fácil e também não se apequene achando que é impossível. Não caia no mito que sua autoridade será reduzida caso delegue uma parte do seu poder. A ciência já nos deu suporte suficiente para garantirmos que o respeito e a admiração das pessoas em relação as suas capacidades como líder tendem a aumentar muito nesse cenário.

Ah...importante! Não esqueça de de recompensar e reconhecer a equipe a medida que o grau de responsabilidade deles for subindo. Grande parte das pessoas gostam quando lhes é dada autonomia e um certo grau de liberdade, mas não assumirão riscos que não forem condizentes com a recompensa :)

Dálcio Jr

Gestão de Pessoas e Liderança

Ler conteúdo completo
Indicados para você