[ editar artigo]

5 dicas para melhorar o frete da sua empresa

5 dicas para melhorar o frete da sua empresa

Lidar com transporte de cargas é consideravelmente mais complexo do que a maioria das pessoas imagina. Afinal, há um longo caminho entre o centro de distribuição e o destino final da mercadoria - e, sem o devido planejamento e execução, as chances de prejuízo são elevadas. Se você trabalha com frete, confira as dicas abaixo e veja como melhorar suas operações de logística.

1. Defina metas

O estabelecimento de metas é uma excelente maneira de manter a equipe motivada e direcionada, e ajuda a evitar que o negócio fique “à deriva”. Contudo, é preciso ter inteligência na hora de elaborar metas - e um dos modelos mais interessantes é o SMART (do inglês Specific/Específico, Measurable/Mensurável, Attainable/Atingível, Relevant/Relevante e Time based/Temporal), que detalhamos abaixo:

  • Específico: o objetivo em si deve ser detalhado e fácil de compreender, diminuindo as chances de enganos;

  • Mensurável: é preciso definir uma maneira de medir o progresso (como aumento no número de entregas ou redução nos índices de atraso, por exemplo);

  • Atingível: uma meta impossível ou inviável, ao invés de motivar, pode ter o efeito contrário e acabar reduzindo o ânimo da equipe. Considere sempre as capacidades da empresa (e o seu real potencial de evolução);

  • Relevante: por outro lado, uma meta fácil demais (ou que não tenha um impacto digno de nota nos resultados) também não é motivadora. É preciso ter equilíbrio na definição;

  • Temporal: sem um prazo, a tendência é que o esforço se perca, por isso você deve colocar uma data limite para sua meta

2 .Dê especial atenção ao planejamento

As demandas de praticamente qualquer empresa tendem a mudar ao longo do tempo, seja por conta do período do ano ou de movimentações no mercado, por exemplo. Sem um bom planejamento para organizar seus esforços, corre-se o risco de adotar uma postura puramente reativa, ao invés de proativa.

Um planejamento eficiente é baseado em informações essenciais, como o ticket médio dos fretes, os custos estimados com combustível, o faturamento médio de cada cliente e as médias de consumo de recursos dos veículos da frota. Também vale a pena elaborar planos para curto, médio e longo prazo, ao invés de um simples planejamento "único".

3. Gerencie os riscos e perdas no transporte

Seu planejamento deve incluir ações para diminuir tanto quanto for possível as chances de adversidade, como roubos de carga, problemas de mecânicos e acidentes. Lembre-se, ainda, das questões burocráticas envolvidas (como a contratação de seguros obrigatórios e o respeito os limites de peso de cada veículo da frota), pois eventuais falhas nesse ponto podem prejudicar consideravelmente as operações.

Mais uma vez, dados históricos (como índice de perdas de carga por acidentes ou roubo em determinadas rotas, e índice de falhas ocasionadas por falta de treinamento) ajudam a embasar um bom planejamento.

4. Invista em treinamento

Mesmo a frota mais tecnologicamente avançada do mundo não vai ser bem aproveitada se sua equipe não estiver capacitada para usá-la. E não se trata apenas de eficiência, mas também de segurança – muitos acidentes são evitados graças a uma manutenção correta e às habilidades de colaboradores bem treinados.

Quais são as melhores práticas de operações? Que tipo de checagem deve ser feita antes de cada viagem? Que situações devem ser evitadas em cada fase da operação? Essas e outras perguntas podem ajudar a nortear o treinamento da sua equipe.

5. Conte com soluções tecnológicas

A grande variedade de plataformas e programas especializados pode colaborar imensamente para uma melhoria na gestão logística da sua empresa. Com as ferramentas adequadas é possível, por exemplo, monitorar as entregas em tempo real, identificar falhas de processo e automatizar tarefas.

A coleta e o compartilhamento de informações também são pontos fortes das soluções tecnológicas modernas, e ajudam a ter uma visão mais ampla e precisa do negócio.

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de sugerir temas para nossos próximos artigos? Deixe um comentário!

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você