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Aspectos Fundamentais da Gestão de Varejo

Aspectos Fundamentais da Gestão de Varejo

A essência do varejo pode ser resumida, grosso modo, em comprar, vender e manter as questões fiscais em ordem. É claro que fazer tudo isso de maneira competente e lucrativa exige muitos outros conceitos - e é sobre eles que vamos falar neste artigo.

Previsão de Vendas

De modo geral, a previsão de vendas é um levantamento baseado no histórico de vendas da sua empresa. É possível fazer análises mensais, trimestrais, semestrais, anuais… ou sazonais (baseadas nas estações do ano ou em datas comemorativas, como natal, páscoa e dia das mães).

Com base nessa análise, é possível adquirir os produtos na quantidade “correta”, considerando o volume de vendas esperado para determinado período. Isso ajuda a evitar, por exemplo, que você compre uma quantidade excessiva de determinado produto a ponto de ele ficar “encalhado” no estoque.

Na hora de fazer a previsão, considere também o cenário econômico do momento e as práticas da concorrência - esses fatores externos podem impactar de maneira significativa os seus resultados.

Giro de Estoque

É um índice que aponta o volume de estoque que você precisa ter para suprir as demandas - e que pode ser elaborado com base na previsão de vendas, da qual falamos no tópico anterior.

Se bem feito, esse índice ajuda o empreendedor a aprimorar o alinhamento com seus fornecedores, de modo a reduzir as perdas de venda por falta de estoque. Também ajuda a reconhecer os produtos de maior sucesso e aqueles que ficam “encalhados” e podem muito bem ser retirados do catálogo de venda.

Avaliação dos Fornecedores

Da mesma forma que um cliente avalia o serviço da sua loja, você deve avaliar os serviços dos seus fornecedores (afinal, você também é um cliente, certo?). Os preços que eles cobram são razoáveis? É possível negociar descontos na compra por quantidade? Quais as condições de pagamento oferecidas? Quão pontual é a entrega?

Fique sempre atento às ofertas de novos fornecedores, e evite contratos de exclusividade, para não ficar “refém” das condições impostas por um fornecedor. Ampliar suas opções é uma medida prudente.

Divulgação de Produtos/Serviços

De nada adianta oferecer os melhores preços e um atendimento fantástico se o seu público-alvo não souber da sua existência. E é aí que entram as práticas de marketing e publicidade - ou, em resumo, de divulgação.

A primeira pergunta a ser feita é “onde estão seus clientes em potencial?” Sabendo isso, você poderá elaborar estratégias melhores para atingi-los. Por exemplo, determinadas pessoas são mais facilmente impactadas por anúncios em redes sociais, enquanto outras têm maior probabilidade de ver anúncios na televisão.

Outdoors, sites, fliers, rádio… os canais disponíveis são muitos, e cada um tem suas peculiaridades de formato de anúncio, investimento necessário etc. Daí a necessidade de fazer uma análise criteriosa antes de começar a produzir materiais de divulgação.

Sistemas de Gestão

Se você conseguir um software de gestão capaz de englobar as áreas essenciais do seu negócio (finanças, gestão, estoque, fiscal) de maneira estável, melhor. Contudo, dependendo das suas demandas, pode ser interessante contar também com sistemas mais especializados e usá-los em conjunto com o mais “amplo”.

Seja como for, o importante é que você tenha em mãos, de maneira organizada, todas as informações pertinentes da sua empresa, de modo que possa tomar decisões e montar planejamentos bem fundamentados.

Outras questões

Esses pontos que abordamos no artigo se aplicam a basicamente a qualquer tipo de varejo, do mais tradicional ao mais moderno. Contudo, não podemos ignorar certos pontos que se tornam mais presentes conforme as tecnologias digitais se desenvolvem.

Entre eles, temos a abordagem omnichannel (multi-canais), os e-commerces e o uso de inteligência artificial para analisar informações fornecidas por clientes. Todos esses assuntos são abordados aqui na Comunidade Sebrae, então não deixe de fazer uma busca na plataforma.

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