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Como plataformas digitais de venda atraem grandes marcas do varejo?

Como plataformas digitais de venda atraem grandes marcas do varejo?

Grandes marcas de modo geral apresentam um nível de exigência muito maior que o de micro, pequenas e médias empresas - o que não surpreende, considerando o grande volume investimento que envolvem. Diante disso, plataformas digitais de varejo têm um considerável desafio a enfrentar se quiserem lidar com clientes desse porte.

Como se diferenciar? Como estar à altura dos requisitos de empresas que movimentam centenas de milhões de dólares todos os anos? Listamos 5 a seguir plataformas que, até o momento da publicação deste texto, estão atendendo grandes marcas:

1) Shopify

Com um portfólio de mais de 800.000 empresas ao redor do mundo, a plataforma Shopify atende no Brasil a Red Bull Shop e a marca de roupas femininas Pantys. Entre os pontos fortes listados em seu site estão a possibilidade de integração com apps de terceiros (mais de 2.500 até o momento) e a simplicidade de iniciar uma loja virtual.

2) Magento

Essa plataforma atende grandes empresas como a rede Droga Raia, a Nestlé e as Pernambucanas, oferecendo soluções diversas conforme o setor (Moda, Alimentos e bebidas, Saúde e beleza e Automotivo) ou as necessidades da empresa (B2B, Expansão global, Omnichannel, Transformação digital e Comércio em dispositivos móveis). Sua otimização para multiplataformas também pode ser considerada um recurso valioso, levando-se em conta que cada vez mais usuários preferem dispositivos móveis ao invés de computadores).

3) JET NEO

Outra plataforma que também aposta na oferta de soluções segmentadas é a JET NEO, que oferece diversas opções (JET Omnichannel, JET Check-out e JET HUB) e atende os setores de Moda, Farmácia e Comidas e Bebidas. No Brasil, tem parceria com o UOL, o Senac e a Havanna. Completa 20 anos de atuação em 2019 - acumulando uma experiência de mercado que, possivelmente, ajuda a atrair grandes marcas.

4) Nuvem Shop

A Nuvem se destaca por sua ferramenta de gestão para acompanhamento de resultados e geração de relatórios detalhados, que, quando usados corretamente, dão base para otimização de ações. Oferece integração com redes sociais (Instagram e Facebook), marketplaces e loja física, mantendo-se alinhada com a forte tendência omnichannel atual. No Brasil, atende marcas como Osmoze, OSRAM e HS Merch.

5) VTEX

Entre os diferenciais destacados em sua página estão o acompanhamento de pedidos em tempo real, a conexão entre loja física e virtual e o alto grau de customização disponível para o comerciante. Tem clientes como Nestlé, Ambev e Coca-Cola, o que reforça a importância dos recursos oferecidos.

Omnichannel, otimização e segmentação

Evidentemente há muitas outras plataformas digitais de venda que ficaram de fora da lista, como a WixStores, o WooCommerce e CommercePlus, mas com os cinco exemplos citados pode-se notar recursos que se repetem:

  • Omnichannel (especialmente  no que diz respeito a integração entre loja física e virtual)

  • Otimização para dispositivos móveis (em harmonia com a prevalência, cada vez maior, de dispositivos móveis)

  • Segmentação (soluções desenvolvidas pensando-se em necessidades específicas de cada setor, como alimentação, moda e saúde)

  • Customização (diversas plataformas fazem o possível para que a loja virtual fique com “a cara” do cliente, de modo que o consumidor final nem saiba qual é a plataforma usada)

Um recurso que provavelmente atrai mais empresas pequenas do que grades, mas que aparece em praticamente todas as plataformas, é a facilidade na criação de lojas. Quando se tem uma grande equipe à disposição para desenvolver a loja virtual, a simplicidade talvez seja apenas um bônus pequeno - já no caso de micro e pequenos empreendedores, facilitar a criação é essencial. 

A presença de grandes marcas no meio virtual pode, por um lado, assustar concorrentes menores, com menos recursos para competir. Por outro, incentiva as plataformas a oferecerem soluções cada vez melhores, o que pode beneficiar a todos os envolvidos (tanto lojistas quanto consumidores).

Seja qual for o tamanho da sua empresa, há uma grande variedade de opções para escolher.

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