[ editar artigo]

[Entrevista] Leda Terabe - Os benefícios do franchising

[Entrevista] Leda Terabe - Os benefícios do franchising

Um bom sistema de franquias é aquele que beneficia tanto a empresa matriz quanto os franqueados, em uma relação "ganha-ganha". Quer saber mais a respeito? Confira nossa entrevista com a consultora de negócios do Sebrae/PR Leda Terabe.

Que tipo de preparo uma pessoa deve ter antes de assumir uma franquia?

O futuro franqueador deve procurar ajuda profissional para assessorar no processo de formatação de franquia e da dedicação de tempo e recursos nesta fase – o sucesso da rede depende muito da relação franqueador e franqueada, deve ser uma relação ganha-ganha.

Ao se tornar um franqueador, ele terá direitos e obrigações regidas por uma lei. Deverá ter a estrutura necessária para dar suporte à rede, treinamento, supervisão de campo. 

Quais as principais vantagens de ser um franqueado, em comparação com abrir a própria empresa?

A principal vantagem, frente a um negócio independente, é ter acesso a um negócio que já foi testado, ao seu know how, ou seja, iniciar com conhecimento e experiências acumuladas; além disso, ter  produtos desenvolvidos, testados, também com qualidade e aceitação, além de assessoria para escolha de ponto. Ter uma franquia também minimiza os riscos e reduz o tempo de implantação. 

Que tipo benefício uma empresa pode obter com a adoção de um sistema de franquias?

O sistema de franchising é uma estratégia para quem deseja expandir seu negócio de forma estruturada – em que tem o investimento de terceiro (os franqueados). Uma expansão rápida com baixo investimento. Outro benefício é também o fortalecimento da marca e a conquista de novos mercados.

Que tipo de cuidados um empresário deve ter antes de adotar um sistema de franquias?

Orienta-se aos empresários que desejam expandir o seu negócio através do sistema de franchising que possua o registro da marca,  pelo menos 01 ano de operação do negócio, tenha capital disponível para a execução desta estratégia e que tenha uma loja piloto

Quais as suas previsões para o setor de varejo nacional nos próximos meses, considerando o cenário econômico atual?

Espera-se com a liberação do saque do FGTS anunciado pelo governo que este montante seja introduzido no comércio varejista, trazendo ânimo ao setor com o aumento das vendas de final de ano, contribuindo para a dinamização da economia.

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você