[ editar artigo]

Inteligência de Mercado - Conheça o mercado para vender mais

Inteligência de Mercado - Conheça o mercado para vender mais

Nenhuma empresa, por maior que seja, possui recursos infinitos. Assim, é importante investi-los com inteligência, tomando como base um plano bem construído. E, para isso, nada como aproveitar as ferramentas da Inteligência de Mercado.

De maneira resumida, “inteligência de mercado” envolve colher e analisar, de maneira sistemática, informações sobre o mercado para orientar decisões estratégicas. A prática também é conhecida como “inteligência competitiva”, e está sendo adotada por cada vez mais empresas - tanto no varejo como em serviços.

Por que adotar a inteligência de mercado?

Existem muitas possibilidades envolvidas na análise sistemática do seu mercado de atuação. Eis algumas:

  • Entender como o seu produto ou serviço é percebido pelo público;

  • Compreender o seu segmento de mercado (quais os desafios, as tendências, os principais players etc.);

  • Conhecer melhor seus clientes atuais e potenciais;

  • Descobrir se a sua estratégia de branding está funcionando ou não;

  • Avaliar se os seus preços estão coerentes com o mercado;

  • Analisar a concorrência (boas e más práticas);

  • Identificar as possibilidades de diferenciação para sua empresa;

Amplas vantagens

Uma empresa que incorpore a inteligência de mercado em sua atuação terá mais “recursos”, por assim dizer, do que os concorrentes que não analisam o mercado. Confira a seguir 5 das principais vantagens obtidas com a prática:

Ação rápida

Tendo em mãos dados importantes sobre o mercado, é possível reagir rapidamente a mudanças - aproveitando oportunidades de crescimento e reduzindo danos. Além disso, conforme as informações são acumuladas e organizadas, com o passar do tempo você poderá fazer previsões, ajustando suas ações antes mesmo que as mudanças ocorram.

Essa postura proativa é mais vantajosa do que uma postura meramente reativa.

Aprender com os erros… dos outros

Extrair lições dos próprios erros é algo natural. Melhor ainda, porém, é aprender com os erros dos seus concorrentes, evitando sofrer os mesmos prejuízos que eles. Com um bom trabalho de benchmarking, você poderá descobrir quais estratégias funcionaram (ou não) para empresas parecidas com a sua, sem precisar “quebrar a cara”.

Se destacar

Quem não conhece o próprio mercado não sabe o que está sendo feito - e, assim, não consegue inovar de maneira consciente, mas apenas por um golpe de sorte. Afinal, não é possível fugir da média do seu mercado sem saber, de fato, qual é essa média.

Compare suas ideias de negócio com aquelas que já estão sendo oferecidas pelos concorrentes.

Identificar oportunidades

Essa dica é parecida com a anterior, mas está mais ancorada nas falhas dos concorrentes do que em seu próprio processo criativo. A principal pergunta seria “quais expectativas dos clientes não estão sendo atendidas pelas outras empresas?” - com uma boa análise de mercado, que envolva pesquisas de satisfação e instrumentos similares, é possível descobrir oportunidades para expandir a atuação da sua empresa com grande chance de sucesso.

Aprimorar diretamente suas vendas

A sua equipe de vendas precisa de informações “de qualidade” sobre o mercado para poder atuar de modo mais assertivo. Fornecer essa base é um processo chamado de “sales enablement” (“capacitação de vendas”, em tradução aproximada) e é uma prática valiosa tanto para varejo quanto para serviços.

Ao descobrir, por exemplo, que a maior parte dos clientes prefere uma abordagem mais sutil, é possível orientar os seus vendedores e aumentar as taxas de sucesso.

De maneira geral, tudo o que foi mencionado até o momento pode ajudar a aprimorar sua estratégia de vendas, mas não apenas ela: branding, marketing geral, inovação… são muitas as possibilidades de crescimento baseadas na inteligência de mercado.

Conhecer o “território” e os seus “adversários” é imprescindível para atuar com eficiência, aproveitando bem seus recursos e evitando cometer erros que outros já cometeram.

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você