[ editar artigo]

A SAÚDE DE UM NEGÓCIO ESTÁ NAS CONEXÕES COM AS PESSOAS

A SAÚDE DE UM NEGÓCIO ESTÁ NAS CONEXÕES COM AS PESSOAS

 

Com certeza você já se deparou com situações em seu ambiente de trabalho onde teve a sensação que você e sua equipe não estavam em sintonia, não é mesmo? Com aquela sensação de que caminham para lados opostos dos objetivos organizacionais. Por outro lado, já vivenciou relacionamentos com pessoas que parecem que foram feitas na medida certa para nós, convivem em perfeita harmonia e que em muitos casos criam uma sincronia, uma conexão única e é sobre esta conexão que vamos falar hoje!

As conexões só existem entre pessoas, é ela que que desperta a simpatia das pessoas e faz aflorar o afeto, a compreensão e a sinceridade em relação ao outro. Quando estabelecemos uma ligação com o outro construímos uma espécie de ponte, um elo que une uma gama de fatores afim de criarmos uma conexão profunda. Para que possamos construir conexões duradouras é preciso que reflitamos sobre três características apresentadas pelo Professor Daniel Goleman em seu livro “Inteligência Social”, sendo elas a atenção mútua, o compartilhamento de sentimentos positivos e comportamentos não verbais.

A Atenção mútua é essencial, ela gera entre as pessoas uma condição de foco conjunto o que nos leva a percepção do outro de uma forma mais profunda. Para uma equipe sua eficiência e o sucesso no alcance dos objetivos organizacionais está diretamente relacionado como as pessoas interagem entre si, como fazem suas trocas profissionais e pessoais, em como compartilham suas necessidades e anseios perante os resultados propostos. Quando não percebo o outro a minha volta gero um desequilíbrio social, se negócios são feitos por pessoas para pessoas, existe aqui uma necessidade de interação social.

O Segundo elemento a ser observado é o compartilhamento de sentimentos, tal processo nos leva a identificar a compreensão que o outro tem de nós mesmos, pois aqui existe uma sintonia entre seus sentimentos e da pessoa com qual estamos nos relacionado. Dividir sentimentos com outros indivíduos é a uma porta de entrada para o aprofundamento  em relação ao que é o outro, é estabelecer o que chamamos de sintonia fina entre os indivíduos em uma equipe, busque compartilhar os sentimentos de sua equipe tanto os coletivos como os individuais, crie um ambiente onde sua equipe possa perceber que existe ali um elo entre vocês uma conexão que você também divide dos mesmos sentimentos, isto é primordial para uma ambiente de trabalho saudável.

O terceiro e último ponto chave é a sincronia, e ela está ligada a nossos comportamentos não verbais, ela se traduz no olho no olho, na proximidade e simetria corporal é sentir à vontade em uma conversa formal. Estar sincronizado com as pessoas não quer dizer que iremos repetir exatamente os movimentos e gestos do outro, mas sim alinhar pensamentos, direcionar e alinhar valores, criar uma ressonância emocional positiva como os outros. A Sincronia estabelece ganhos extraordinários, uma equipe em sincronia é mais produtiva, gera resultados com maior valor agregado e inova mais! Sincronize-se com sua equipe, seja o exemplo da saúde e bem-estar do seu ambiente de trabalho.

E lembre-se “Negócios são feitos de Pessoas para Pessoas”, as boas relações estão em como essas pessoas se conectam entre si, e como se relacionam em como nós como líderes nos sincronizamos com eles, ou seja, a saúde do nosso negócio está nas conexões que gero com as pessoas que fazem o nosso negócio!

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

Comunidade Sebrae
Tiago Cunha
Tiago Cunha Seguir

Mestre em Administração Pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. Consultor do SEBRAE/PR - Atuando na Regional Norte - Escritório de Apucarana e Vale do Ivaí Professor Universitário Apaixonado por livros e Inovação

Ler matéria completa
Indicados para você