[ editar artigo]

Mindset: Como a Atitude Metal é Essencial para o Sucesso

Mindset: Como a Atitude Metal é Essencial para o Sucesso

 

Você já parou para refletir em como você lida com os acontecimentos do seu dia a dia? Como você se comporta frente aos sucessos e fracassos cotidianos? Para a psicóloga Carol S. Dweck, a resposta destas perguntas está em como desenvolvemos um mecanismo comportamental denominado por ela por “mindset”.  Assim caro leitor, vamos buscar neste texto apresentar algumas reflexões acerca de nossa atitude mental perante os desafios cotidianos que permeiam nossa vida.

 

 E aqui deixamos uma reflexão:

 

As qualidades humanas, como nossa inteligência ou personalidade podem ser desenvolvidas ou se constituem como um traço arraigado de nossa existência?

 

A busca pela resposta a essa questão passa inicialmente pela a compreensão de que somos diferentes, que possuímos aspectos comportamentais, habilidades e sentimentos que aliados a experiência constituem nossa relação com o meio em que vivemos, e assim impactam nossa capacidade de lidar com os acontecimentos cotidianos.  E isso está diretamente ligado segundo Dweck (2017), a opinião que você adota a respeito de si mesmo. E, é com base nesta percepção sobre nós mesmo que tornamos explicito o tipo de mindset que desenvolvemos.

Dweck explica que podemos apresentar dois tipos de mindset: o fixo e de crescimento. O mindset fixo cria uma necessidade constante de provar nosso valor a nós mesmos, assumimos a condição de que somos limitados e que as habilidades que temos são impossíveis de serem alteradas, e que a cada ação que realizamos precisamos gerar uma confirmação ou aprovação. Já o mindset de crescimento nos leva a crença de que somos capazes de realizar feitos através de nossas qualidades, esforço próprio e experiências que temos ao longo da jornada chamada vida.

 

Veja caro leitor, que o que estou querendo dizer aqui não é que qualquer pessoa seja capaz de fazer grandes feitos como grandes nomes da humanidade, mas sim, que temos potencial para desenvolver mais do que realmente as vezes estamos realizando.  Assim precisamos exercitar a capacidade de compreender estes mindsets, entender como eles se relacionam com nossos pensamentos e atos de forma diferentes. Reconhecer esses modelos mentais é uma experiência de descoberta, que nos leva a encontrar conexões comportamentais que podem contribuir para o entendimento de nossas capacidades e limitações e em como podemos alcançar o sucesso desejado.

Como vimos o mindeset fixo pode limitar nosso desenvolvimento, enquanto o mindset de crescimento pode nos ajudar no reposicionamento de nossas ações para alcançar o sucesso. Deste modo pessoas de mindset fixo precisam exercitar a mudança de mindset. Mudar requer reavaliar nossas crenças e pré-julgamentos extremos a fim de gerar um novo processo de interpretação das ações cotidianas. A mudança de mindset requer que a pessoas abandonem suas crenças e incorporem novas formas de visualizar o mundo ao nosso redor, enfrentar os desafios, lutas, críticas e percalços, e entender que a mudança deverá ser um exercício constante da busca pelo sucesso.

E gostaria de finalizar esta nossa conversa com uma citação de Dweck, em seu livro “Mindset – a nova psicologia do sucesso” que deixo aqui também como uma indicação de leitura para você!!!.

 

“A mudança de Mindset não é uma questão de seguir alguns bons conselhos de vez em quando. Trata-se de ver as coisas de uma maneira totalmente nova, é romper a barreira de um comportamento baseado em julgar e ser julgado para um de aprender e ajudar a aprender. Seu compromisso é com o crescimento, e o crescimento exige muito tempo, esforço e apoio mútuo”. (DWECK, 2017)

 

Um grande abraço...

 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

Comunidade Sebrae
Tiago Cunha
Tiago Cunha Seguir

Mestre em Administração Pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. Consultor do SEBRAE/PR - Atuando na Regional Norte - Escritório de Apucarana e Vale do Ivaí Professor Universitário Apaixonado por livros e Inovação

Ler matéria completa
Indicados para você