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5 dicas de como ser competitivo em megaeventos

5 dicas de como ser competitivo em megaeventos

Os megaeventos são uma grande oportunidade para o setor de turismo. E não é à toa: estima-se que 25,3% dos turistas que procuram o país o fazem motivados por negócios, segundo o Ministério do Turismo. O estudo revela ainda que o turista que vem a negócios tem o maior gasto médio. No Paraná, os negócios, eventos e convenções são o segundo fator que mais motiva a vinda de pessoas de outros lugares, ficando atrás apenas do lazer.

Os números mostram que o mercado desse setor está cada vez mais movimentado.  Muitos turistas, atraídos por megaeventos aproveitam para conhecer os principais destinos turísticos do local. Mas, como aproveitar a estadia dessas pessoas - que muitas vezes é rápida - e ser competitivo? Confira algumas dicas!

Adequação dos serviços

  Lembre-se que durante grandes eventos a vinda de turistas estrangeiros é comum. Por isso, é preciso pensar em como atender os clientes que falam outro idioma, têm outros costumes e uma cultura diferente. O primeiro passo é ter colaboradores qualificados, principalmente com facilidade em falar inglês e espanhol para possibilitar a comunicação com os turistas.

Além disso, pense como a comunicação pode ser acessível de forma geral: revise suas instalações, ofereça informações claras para os turistas estrangeiros e avalie soluções mobile. Uma oportunidade é o investimento em experiências personalizadas, fazendo com que o cliente conheça a cultura local e diversifique o roteiro. Pense em como a viagem pode ser interessante como experiência ao turista.

Serviços Online

De acordo com um estudo realizado pelo Google, 65% dos turistas de lazer e 69% dos turistas de negócios recorrem à internet para planejar suas viagens. Dessa forma, é essencial fortalecer sua marca no universo online. Ter um site, blog e redes sociais atualizadas são importantes para atrair visitantes.

No meio online, vale também oferecer vantagens únicas e promoções exclusivas para os que seguem ou acompanham suas redes sociais. Isso pode ser um atrativo e uma forma de controlar o engajamento da marca. Outra oportunidade é a geração de conteúdo por meio na internet. Hoje, o setor de turismo é um dos que mais atrai a pesquisa de conteúdo. Por isso, vídeos, textos para blog e resenhas, por exemplo, podem ser uma boa saída.

Diversificação dos canais de venda

Conquistar clientes não é uma tarefa fácil, ainda mais em um mercado cada vez mais competitivo. Diversificar a atuação e adequar os canais de venda por ser uma boa opção. Por exemplo, você pode se aliar a soluções já existentes. Atualmente, inúmeras plataformas já fornecem determinados serviços para facilitar as compras, como os comparadores de preços ou marketplaces. 

Uma outra opção é apostar nos sites e aplicativos de avaliação e recomendação - isso faz com que os próprios visitantes indiquem seu produto ou serviço, e nada melhor do que o marketing feito por meio da indicação, não é mesmo? E por último, busque oportunidades de economia compartilhada. Algumas plataformas já permitem isso, e é algo que os turistas têm buscado muito.

Responsabilidade socioambiental

Uma das preocupações cada vez mais recorrentes, a responsabilidade social de uma empresa se baseia em como ela interage com o meio ao seu redor e com o comprometimento quanto às necessidades dos grupos interessados. Neste cenário, não basta apenas ter um posicionamento com iniciativas sustentáveis, é preciso que os produtos e serviços condizam com o posicionamento da empresa. Práticas socioambientais nas operações, parcerias com cooperativas, fortalecimento da economia local, engajamento com a conscientização e a separação correta do lixo são algumas das práticas que podem fazer da sua empresa mais competitiva e interessante aos olhos do turista.

Com todos esses pontos é possível perceber que, para se tornar um negócio de destaque frente a tantos outros, é preciso criar uma sinergia entre diferentes aspectos. Pensar em inovação, adaptar seu negócio e oferecer novas experiências são o caminho para se tornar mais competitivo em megaeventos.

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