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5 dicas para encantar o turista com o atendimento

5 dicas para encantar o turista com o atendimento

Mais do que um diferencial: o atendimento é uma necessidade básica em qualquer negócio. No setor de turismo, esse fator é ainda mais importante, já que um dos principais objetivos é materializar sonhos em experiências. As expectativas e ansiedades dos clientes são criados desde o início do planejamento de uma viagem. 

Quando o cliente finalmente chega ao seu destino, o encantamento deve começar pelo atendimento. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para que os pequenos negócios encantem os turistas. Confira!

Pense sob a ótica do cliente

Um dos exercícios mais importantes para melhorar o atendimento é pensar como turista, tenha empatia. Lembre-se, por exemplo, das suas próprias viagens e leve em conta o que mais marcou em sua experiência. Fazer perguntas simples como "quem é meu cliente?", "para onde foram nas férias passadas?" e "o que esperam do destino?", por exemplo, pode ajudar bastante na adaptação do seu negócio.

Outro fator importante é considerar que seu empreendimento deve estar 100% pronto para atender as pessoas principalmente durantes as férias, finais de semana e feriados. Casos como restaurantes e empresas que fecham em horário de almoço e feriados, ou hotéis que encerram as atividades cedo, ainda são realidade em muitos destinos turísticos brasileiros. É importante manter uma rotina no horário de funcionamento da empresa, sobretudo nos períodos mais demandas pelos turistas. Por isso, considere que o turista não tem horário fixo. Ele busca por flexibilidade quando está em viagem - seja por motivo de lazer ou negócios.

Vale lembrar que a relação com o cliente normalmente é guiada por necessidades a serem satisfeitas ou por despertar desejos. Dessa forma, é essencial estar preparado para atendê-lo e também para despertar vontades. Turismo também é encantamento.

Faça parcerias

Essa é uma grande oportunidade! Quando vários fatores atuam em conjunto e o resultado é a qualidade do atendimento ao turista, você está o caminho certo. As parcerias podem auxiliar seu negócio a oferecer melhores preços, produtos e serviços diversificados, com menor investimento. Essa parceria deve ser oferecida com excelência para que o turista perceba que um serviço é continuidade do outro, com padrão e sintonia, sobretudo quando o conjunto de atividades for ofertado por empresas diferentes.

Ofereça interatividade

As relações com os clientes mudaram muito. Agora, essa comunicação acontece de forma mais interativa, dinâmica, online e ágil. Nesse cenário, é de extrema importância nutrir o relacionamento. E isso pode acontecer de diversas formas: por meio das redes sociais, sites de avaliação, o site da sua própria empresa e tecnologias de realidade virtual.

Um erro comum é achar que basta sair produzindo conteúdo em todas as redes sociais. Isso também exige uma avaliação de onde está seu público-alvo e o que ele consome na internet. Lembre-se também que, hoje, a reputação da sua empresa é feita pelos clientes. Eles são praticamente "jornalistas" que avaliam, comentam e indicam (ou não) o seu estabelecimento, e isso irá montar a imagem do seu negócio.

Tenha um preço justo

A prática de preços abusivos é comum no meio do turismo, o que assusta o turista e faz com que ele se sinta explorado. Isso tem como consequência a imagem negativa do destino como um todo - por isso é preciso ter cuidado. Caso você tenha problemas para precificar seu produto ou serviço, procure o Sebrae! Eles te darão todo o auxílio.

Seja criativo e aproveite as oportunidades

Estar atento às novidades do setor é praticamente uma obrigação. Uma das principais características do setor de turismo é o dinamismo. Sempre têm novidades e tendências baseadas no comportamento do turista - que muda a todo instante. É essencial fazer questionamentos sobre o que seus clientes buscam e quais ferramentas utilizam. Assim, a implantação de tendências deve estar relacionada ao seu público-alvo e também com o propósito do seu negócio. 

Por isso, assim como o turismo, seu negócio deve estar em constante movimento: é preciso se adaptar e estar atento ao que o seu cliente busca. O bom atendimento é aquele que surpreende o cliente, oferecendo algo a mais do que ele comprou. E isso não é, necessariamente, algo grandioso. São essas atitudes que demonstram o valor agregado ao produto/serviço adquirido. E lembre-se, nunca se esqueça do pós-venda. Ele faz com que o cliente fique com uma boa impressão e ajude a construir uma imagem positiva da sua marca.




 

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