[ editar artigo]

Adiar e não cancelar | Como proceder com os negócios em turismo em tempos de coronavírus

Adiar e não cancelar | Como proceder com os negócios em turismo em tempos de coronavírus

As viagens, sejam a lazer, eventos ou a negócios, fazem parte do mercado de turismo que comumente é considerado um bem supérfluo. A economia da experiência mudou um pouco essa realidade e colocou o turismo como item prioritário na lista de muitas pessoas, que deixam de consumir outros bens para poderem viajar.

No entanto, o contágio do corona vírus, está mudando a forma como consumimos, como nos locomovemos e as prioridades do nosso dia-a-dia.  Nos lembrou que temos uma série de atividades que podem ser deixadas para outra data. Como, no entanto, as empresas e negócios que vivem de mercado de bens e serviços supérfluos resistem à crise econômica que afeta diretamente todos os negócios?

A cadeia do turismo é formado por diversas atividades, com destaque para os serviços de alimentação (restaurantes, bares, espaços gastronômicos), hospedagem, transporte, organizador de eventos, espaços e serviços para eventos, agenciamento. Esses negócios voltados ao turismo, que recebem um grande fluxo de pessoas, sempre estiveram atentos às práticas de segurança para mitigação de riscos. Sejam riscos de contaminação ou mesmo na estrutura física dos ambientes. Neste momento, refletindo sobre iniciativas para minimizar a recessão dos negócios ligados a viagem e turismo, encaminhamos aqui algumas recomendações:

🧹Higiene

O meio de transmissão do corona vírus é o mesmo de outros tipos de gripe, são gotículas de saliva através de tosse ou espirro que contaminam o ambiente, ou o manuseio de objetos e superfícies contaminadas e que depois de tocadas são levadas aos olhos ou à boca. Por isso, é essencial manter bons hábitos de higiene. O essencial é lavar as mãos, mas outras iniciativas em locais de grande circulação são fundamentais, sobretudo a limpeza de corrimão, botões de elevadores, maçanetas das portas, locais de apoio e balcão de atendimento.

📢 Comunicação

A comunicação gera confiança do cliente. A transparência e informação são chaves deste processo. Comunique aos seus clientes por todos os meios possíveis (cartazes no ambiente físico, redes sociais, mensagens de texto em whatsapp etc.) como a sua empresa está se organizando e prevenindo a disseminação do vírus em seus colaboradores e clientes.

📅 Adiar e não cancelar

Procure negociar com seus clientes o adiamento das viagens, dos eventos e das reuniões de negócios. Desde já, se programe para o segundo semestre. O volume das atividades no segundo semestre tende a ser maior do que nos anos anteriores. 

📖Capacitação

Converse com seus funcionários sobre como a contaminação acontece, sobre as formas de se prevenir e estabeleça novas práticas de atendimento aos clientes. Inclusive, capacite seus colaboradores sobre a higiene de respiração (ao tossir ou espirrar, não utilizar as mãos), não cumprimentar com aperto de mãos, abraços ou beijo. 

📁Organize

Organize os ambientes de atendimento ao público de forma diferente fazendo com que filas, salas de reuniões e espaços para eventos ofereçam um mínimo de distância de 1 metro entre as pessoas que estão sendo atendidas. Os espaços de eventos devem ser montados considerando essa distância mínima, desde as cadeiras do local, como também os serviços de alimentação (almoço e coffee break) devem ter um distanciamento maior e mais espaço para circulação e acesso das pessoas.

Mantenha os locais arejados. Desconsidere a utilização de espaços como salas sem janelas ou auditórios fechados, busque espaço alternativo para reuniões e o atendimento das pessoas dando preferência aos locais mais abertos e arejados. Mas, mesmo em locais abertos de grande circulação, como áreas naturais, os cuidados de higiene e de distanciamento devem ser mantidos - incluindo a revisão da capacidade de carga, se for o caso. 

Lembre de disponibilizar álcool gel, cartazes de orientação sobre como lavar as mãos e medidas de prevenção tanto em ambientes de circulação dos clientes, como nos ambientes dos colaboradores.

Medidas simples podem fazer toda a diferença neste momento. Mostre que você está pensando no bem-estar de todos, tanto seus colaboradores como seus clientes. Lembre sempre de comunicar e agir com transparência. Seja protagonista e lidere o movimento de enfrentamento à crise, isso fará a diferença para o seu cliente.

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Patricia Albanez
Patricia Albanez Seguir

Coordenadora Estadual de Turismo e Consultora de Negócios do SEBRAE/PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você