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Aposte na gastronomia sustentável para atrair turistas

Aposte na gastronomia sustentável para atrair turistas

A sustentabilidade está sendo aplicada em diversos lugares e regiões, e os impactos causados pelo consumo alimentar levaram chefs de cozinha a repensar o cardápio na gastronomia. De acordo com uma pesquisa anual realizada pela empresa britânica Mintel, a visão sistêmica de sustentabilidade vai impactar todo o setor de alimentos e bebidas, exigindo colaboração para o desenvolvimento de iniciativas que abranjam o ciclo de vida completo dos produtos.

Essa preocupação não é à toa. Segundo um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), 30% de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada todos os anos. Isso significa que a mudança de comportamento na gastronomia pode ter muitos outros impactos na economia e no mundo. Um dos resultados de se repensar a forma de fazer gastronomia é atrair mais clientes e turistas, já que isso se tornou exigência entre muitos consumidores.

Sustentabilidade é prioridade

Os brasileiros dão preferência a empresas sustentáveis! É isso mesmo: de acordo com uma pesquisa realizada em 2019, 33% dos entrevistados disseram se preocupar com as práticas sustentáveis realizadas por uma empresa no momento da compra do produto. E 55% dos consumidores assumiram que preferem empresas reconhecidas por preservarem o meio ambiente. O estudo feito pela Opinion Box também revelou que mais da metade das pessoas entrevistadas disseram que o descuido com questões sustentáveis é um impeditivo para a compra de produtos ou contratação de serviços.

Gastronomia

A gastronomia sustentável já é seguida por importantes chefs de cozinha brasileiros, como por exemplo Alex Atala e Celso Freire. Essa tendência significa, na prática, repensar toda a cadeia de produção de alimentos, impactando diretamente no uso de ingredientes, preparo, logística, gestão do restaurante etc.

A gastronomia sustentável traz, muitas vezes, o que é essencial para o turismo: a experiência. Dentro do contexto turístico, a gastronomia tem um grande potencial, já que é capaz de criar memórias positivas e estimular os sentidos por meio da experiência. 

Turismo sustentável em destaque

Se o seu negócio une gastronomia e turismo e ainda não tem um posicionamento e ações sustentáveis, é hora de repensar! O relatório Global Sustainable Tourism Market, divulgado pelo Report Linker, revelou que o turismo sustentável segue uma tendência de crescimento em todo o planeta. Até 2023, espera-se que esse setor tenha um aumento superior a 10% no mundo. O relatório também mostrou que os turistas estão procurando cada vez mais opções de alimentação que sejam menos danosas tanto para a comunidade local, como para a própria saúde, dando preferência à comida regional e produção local.

Como colocar em prática?

Para ser considerável "sustentável", o restaurante deve ter algumas iniciativas. Entre elas está a redução no desperdício de alimentos e a diminuição na geração de resíduos. Além disso, outro ponto bastante importante está na valorização da agricultura familiar, pecuária sustentável e ingredientes regionais e orgânicos. Valorizar a produção local é importante e atrai turistas! Isso sem contar no potencial da gastronomia sustentável como algo educativo, já que por meio dela é possível ensinar e gerar uma experiência que pode trazer reflexões interessantes sobre a produção do alimento e o impacto disso no estilo de vida da pessoa.

Se o seu negócio é na área de gastronomia, aproveite e coloque essas dicas em prática!




 

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