[ editar artigo]

Comando de voz auxilia no planejamento de viagens e em experiência turísticas

Comando de voz auxilia no planejamento de viagens e em experiência turísticas

Você costuma utilizar o comando de voz no celular? Se a resposta é não, saiba que isso tende a mudar em pouco tempo. As pessoas têm buscado cada vez mais o comando de voz para gerenciar suas consultas de pesquisa. Isso se reflete na demanda crescente da busca por melhores interfaces de usuário, principalmente que não dependa completamente de um recurso de tela, mas sim que possibilite o reconhecimento e busca por voz. 

Essa ferramenta também traz facilidades para o meio do turismo. Você pode não imaginar, mas os usuários já buscam por hotéis e informações sobre viagens por meio do comando de voz. Segundo uma pesquisa do comScore, 50% de todas as pesquisas serão feitas por voz até ano que vem. E dessa forma, o usuário já não irá mais precisar de uma tela. Até 2020, cerca de 30% de todas as pesquisas serão feitas sem uma tela, de acordo com dados da Gartner. Os números nada mais são do que uma confirmação de que estamos próximos a uma total revolução das buscas.

Sensação de proximidade

Segundo um estudo do Google, 41% das pessoas que possuem um alto-falante ativado por voz dizem que é como conversar com um amigo ou outra pessoa. Quando falamos de consumir um serviço ou produto, essa sensação é bastante positiva e pode render frutos. Por isso, essa experiência acaba sendo uma boa oportunidade para empresas do setor de turismo.

Levando em conta que as pessoas buscam cada vez mais facilidade e experiências inesquecíveis, o comando de voz pode contribuir com este cenário. Já pensou em possibilitar os pedidos do seu restaurante por comando de voz? Ou então pensar em como seu hotel ou pousada podem interagir com o turista? Esses detalhes podem fazer da experiência do cliente algo inesquecível.

Na prática

Muitas plataformas de pesquisa já têm utilizado o comando de voz para pesquisas. Um exemplo disso é um recurso desenvolvido pelo Google Maps, uma ferramenta de tradução que permite que o aplicativo indique o endereço de um local usando o sistema de voz do telefone. Com o auxílio do Google Tradutor, a ferramenta tem como objetivo driblar a dificuldade com os idiomas durante a viagem para outros países. 

Outra ferramenta utilizada por comando de voz é a ZOE, a primeira assistente pessoal virtual de cruzeiros do mundo. Ela funciona por meio da inteligência artificial, que é ativada por voz. A ZOE responde a centenas de perguntas e fornece informações sobre serviços a bordo ou orientações para ajudar os hóspedes.

O aplicativo Hoteis.com também aderiu à essa tendência. Essa foi uma das primeiras empresas de viagens a incorporar os atalhos da Siri no seu app. Para fazer uma reserva, basta abrir o app e clicar no botão “adicionar à Siri” e gravar um comando de voz, assim, a plataforma encontrará as melhores opções de acordo com o que você busca.

Interatividade é o presente e futuro

Não é só no varejo e nos outros setores que a interatividade já é o presente. Por isso, é urgente pensar em como isso pode agregar valor ao seu negócio. A tecnologia é capaz de promover experiências imersivas e interativas, capazes de surpreender o consumidor. E os clientes são frequentemente encorajados a compartilhar essas atividades. Pense nisso! Pode render bons frutos para sua empresa.



 

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você