[ editar artigo]

Como aplicar tecnologia ao seu negócio gastando pouco

Como aplicar tecnologia ao seu negócio gastando pouco

Esqueça os filmes de ficção científica e máquinas super complexas. A inteligência artificial pode ser aplicada de uma forma muito mais simples no seu negócio, auxiliando em uma experiência completa para o turista. Como o próprio nome já diz, a inteligência artificial é capaz de coletar dados e utilizá-los para a tomada de decisão. Essa tecnologia é cada vez mais comum no setor de turismo. O que muitos empreendedores não sabem é que é possível utilizar a inteligência artificial de forma mais simples e sem gastar muito, mesmo em negócios pequenos.

Ao analisar nosso público-alvo, é possível ver que essa tecnologia já é esperada pelos turistas. Segundo uma pesquisa global realizada pela Travelzoo, três quartos dos viajantes pensam que o uso de robôs na indústria de viagens melhoraria significativamente suas vidas. O estudo revelou que os brasileiros são um dos mais otimistas em relação ao assunto, 73% dizem se sentir confortáveis ​​com robôs sendo usados ​​em viagens. Esse interesse também foi demonstrado em uma pesquisa feita pelo Booking.com, em que 41% de seus usuários disseram querer ver a inteligência artificial personalizando recomendações de acordo com o histórico de viagens e experiências. 

Desmistifique a realidade virtual

Um dos primeiros passos para aplicar essa tecnologia no seu negócio é ter um novo olhar. Hoje, é possível pensar em soluções acessíveis que envolvem a inteligência artificial e que transformam a experiência do turista. Um exemplo disso são os dispositivos de realidade virtual. No mercado, já existem óculos com preços acessíveis, e os vídeos, apesar de exigirem edição e adaptação, podem ser feitos até com um celular. A realidade aumentada pode agregar na experiência do turista como um todo. Já pensou, por exemplo, em um cardápio do restaurante onde o cliente consiga visualizar os pratos, como se realmente tivesse em frente a eles? Ou possibilitar que ele(a) vivencie a viagem tão sonhada que ainda está planejando? Esse são alguns dos exemplos de oportunidade dessa tecnologia.

Faça parcerias

No aspecto da tecnologia, outra tendência para termos um novo olhar, é em relação à inteligência artificial. Para investir em inteligência artificial, não é preciso criar um software ou um aplicativo do zero. Existem prestadores desse serviço no mercado - inclusive especializados em turismo. Com esses parceiros comerciais, você diminui o custo, ganha tempo e recebe o apoio para por em prática a nova tecnologia. 

Pense no enredo

Por mais que as pessoas usem e abusem das novas tecnologias, o turismo cresce pautado pela economia da experiência. Não basta oferecer a tecnologia ou colocá-la em prática sem pensar em uma história. Para isso, vale pensar do ponto de vista do negócio e analisar como utilizar de inteligência artificial para personalizar serviços, por meio de big data e dos rastros digitais que as pessoas deixam nos seus feeds nas redes sociais, por exemplo. A ideia é agregar valor e diferencial ao seu produto e serviço personalizando a oferta. Um dos grandes erros feito pelas empresas é apenas incorporar a tecnologia sem pensar que é preciso ter um roteiro por trás. Pense no storytelling e em como isso pode ser interessante para o turista, analisando as atividades que serão impactadas e como colocar isso em prática.

Considere as opções

Outras ferramentas da tecnologia também podem ser incorporadas ao dia-a-dia do negócio. Os chatbot, por exemplo, permitem uma comunicação mais rápida e assertiva com os clientes. Já os meios de hospedagem podem apostar em sistemas para distribuição em OTA´s, bem como para gerar maior fluxo de reservas para os seus próprios canais, além de personalizar o atendimento buscando dados no big data.

Por isso, a tecnologia precisa ser conhecida e desmistificada, inclusive ela pode ser mais acessível do que se imagina. É preciso perder o medo, "se alfabetizar" nesse universo digital, buscar fornecedores e parceiros do setor para complementar o seu serviço e aplicar tecnologia ao seu negócio!

 

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você