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Conheça dicas para investir no turismo gastronômico

Conheça dicas para investir no turismo gastronômico

A gastronomia é, sem dúvidas, uma das atividades mais importantes na cadeia do turismo. A gastronomia no turismo vai muito além da obrigação das refeições. Não importa o destino, o turista sempre estará interessado em conhecer comidas típicas e pratos especiais da região visitada. Muitas vezes se caracteriza como segmento do turismo, inclusive existem festivais gastronômicos, bairros gastronômicos, chefs e restaurantes que acabam sendo a principal motivação da viagem. Segundo a Pesquisa de Turismo Doméstico do Ministério do Turismo, os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte. Isso mostra que o setor traz grandes oportunidades para as empresas de turismo.

Ainda segundo o Ministério do Turismo, a gastronomia brasileira é considerada muito boa para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros. Os dados revelam que a gastronomia é uma das bases da estrutura do turismo para o lazer e para o negócio. O reflexo disso é que a comida passou a ser incorporada aos destinos e às experiências turísticas, não só no Brasil como no Paraná também.

Aqui no estado, o lazer é a principal motivação da vinda de turistas. Nesse cenário, a gastronomia tem grande importância, já que é ela que fará toda a diferença na experiência do cliente. Pensando nisso, separei algumas dicas sobre como aproveitar esse segmento como um atrativo para o seu negócio!

Experiência aliada ao digital

Parece básico, mas este é um dos cuidados deixado de lado por muitas empresas. A divulgação de produtos e serviços por meio das mídias sociais contribui com o reconhecimento da sua marca. E se você não fizer, fique tranquilo, que alguém fará por você! Só que às vezes não é exatamente pela imagem ou mensagem que você gostaria que a sua empresa fosse reconhecida.... Então alimente na internet textos, histórias e fotos as quais identificam e mostram melhor sua empresa e sua proposta de valor. Porque, é importante lembrar que a tendência é que o cliente irá procurar seu negócio no meio online, analisando imagens e experiências de outros clientes para então decidir a ida até o seu estabelecimento.

Dessa forma, alguns detalhes são muito importantes, como por exemplo o uso da plataforma do Google My Business. A ferramenta dá mais controle ao empresário do que é exibido nos resultados de pesquisa. Assim, é possível colocar todas as informações sobre o seu local, imagens, contato direto e ainda dá espaço para que clientes avaliem o serviço. Outro ponto importante é estar atento a sites e aplicativos de avaliação de lugares turísticos. Por meio dessas plataformas, seu estabelecimento recebe notas e comentários. Caso o produto ou serviço receba comentários negativos, vale trabalhar o posicionamento da empresa e sempre responder o cliente, mostrando que você se preocupa com a experiência de cada um.

E como na gastronomia começamos “comendo com os olhos”, é essencial trabalhar imagens dos seus produtos - e também do ambiente. Como citei acima, a busca pela experiência completa é cada vez mais importante para o cliente. Esses detalhes farão a diferença na hora da tomada de decisão.

Valorize sua região

Envolver a história e a sua região com a gastronomia pode ser uma das peças-chave! Muitos são os turistas que buscam por experiências verdadeiramente regionais. Hoje em dia, eles não querem glamour: querem vivenciar a realidade local, querem conhecer o dia a dia de quem mora ali. Por isso, trazer o resgate da história no prato é uma oportunidade. Faça o seu prato contar uma história! Essa será também a história de viagem que o turista contará no seu retorno aos amigos e parentes.

Criatividade focada na experiência

Se tem algo que realmente chama a atenção do cliente é a experiência. Por isso, tudo o que for inovador, customizado e criativo vale a pena quando o assunto é gastronomia. Pense: qual será a memória afetiva que o meu produto irá criar no turista? De que forma posso fazer com que sua experiência seja inesquecível? Essas são perguntas importantes que podem ajudar na hora de pensar no melhor para o cliente.

Um exemplo de que esse é um bom caminho a ser seguido são as empresas que têm aliado atividades, gastronomia e cultura. Caso seu negócio não seja focado em gastronomia, vale fazer um estudo de como atrelar alguma experiência gastronômica ao seu serviço. Essa experiência não precisa estar ligada apenas à comida, mas pode envolver bebidas, cafés, couvert, lanches e muito mais. 

Não perca tempo, aposte no turismo de gastronomia e deixe a viagem do cliente muito mais proveitosa!



 

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