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Conteúdo é rei. Mas como utilizá-lo para promover meu negócio?

Conteúdo é rei. Mas como utilizá-lo para promover meu negócio?

Não é mais segredo pra ninguém: as pessoas estão cada vez mais conectadas e com isso é preciso repensar os modelos de negócio. De acordo com uma pesquisa do Mind Miners, 92% dos viajantes buscam por informações de destinos e preços antes de concretizarem as compras de pacotes. Isso reforça a importância das empresas investirem na produção de conteúdo como uma oportunidade de atrair clientes.

Por lidar com sonhos e experiências, o turismo tem muito espaço quando o assunto é conteúdo. Além de conceituar positivamente sua marca na internet, o conteúdo qualificado atrai a atenção do seu público-alvo, sendo um meio para que o cliente chegue até você. Como muitos turistas estão indo para o destino pela primeira vez, a pesquisa faz parte da sua jornada de compra, já que este está ansioso por informações para ter a certeza da escolha.

Produzir conteúdo é estar em destaque

O conteúdo é um dos fatores mais importantes para os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Conteúdos novos, interessantes e únicos são os que recebem as melhores posições nos resultados de pesquisas. Nesse contexto, as estratégias de palavras-chave também merecem atenção redobrada.

Se você está começando a apostar nessa linha, é importante fazer um estudo de SEO (Search Engine Optimization), para tornar o conteúdo presente no seu site amigável aos mecanismos de busca, gerando assim maior relevância.

Qual é a plataforma mais adequada?

Não existe uma plataforma mais adequada, mas sim, a plataforma mais adequada para o seu negócio. Por isso, não basta estar apenas nas redes sociais ou então nas plataformas mais utilizadas. É preciso entender o perfil do seu cliente e estar onde ele mais busca informações. 

Uma das maneiras de se atingir o público adequado e produzir conteúdo com base no que as pessoas mais buscam, é utilizar plataformas que mostram termos mais buscados na internet. Veja alguns exemplos:

  • Ubbersugest, que permite que você obtenha informações sobre as estratégias que estão dando mais certo em outros sites no seu nicho.

  • Google Trends, que mostra os termos mais pesquisados com base nos dados do Google.

  • Semrush, uma das ferramentas que auxilia no planejamento de palavras-chave e analisa o nível de concorrência delas.

  • Answer the Public, uma ferramenta que fornece sugestões automáticas de conteúdo fornecidas pelo Google e Bing, de acordo com a palavra buscada.

Outro importante ponto para se ter em mente é que, muitas vezes, o próprio turista ou cliente estão mais bem informados que a própria empresa ou os próprios moradores locais, devido à pesquisa prévia sobre o destino. Neste caso, é preciso utilizar isso a seu favor: estar presente em redes que permitam a colaboração do cliente, como o Tripadvisor, Booking e Google Meu Negócio, por exemplo, são algumas boas opções.

Use o conteúdo para atrair leads

Quando você produz conteúdo qualificado, mostra ao público não só seu negócio, mas também apresenta seus produtos e serviços por meio do que há de mais valioso: o conhecimento. Com isso, você pode responder as principais dúvidas de clientes em potencial, contribuindo com as informações necessárias para eles realizem uma compra.

Por isso, lembre-se que o consumidor procura por conteúdo de qualidade e caso não encontre, sai rapidamente do seu site ou rede social. É preciso encontrar formas de engajá-lo da melhor maneira possível. Neste momento, analisar o ciclo de vida do seu lead e levar em conta o funil de marketing e vendas pode auxiliar você a entender as etapas do cliente e gerar conversões nesse momento.

Pequeno empreendedor, você pode sair na frente!

Quando o assunto é conteúdo, muitos micro e pequenos empreendedores ficam receosos. A estrutura, número de clientes e equipe de marketing das empresas maiores passam a impressão de que são “mais capazes” de atingir o público. Mas não se engane, os pequenos negócios têm vantagem! Ao ter o contato mais próximo do cliente e acompanhar de perto o comportamento dele (elogios, dores e sugestões), é possível agir de maneira mais rápida. Por isso, aproveite isso a seu favor: ouça seu cliente, esteja acompanhando de perto e produza conteúdo de qualidade!

 

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