Não é mais segredo pra ninguém: as pessoas estão cada vez mais conectadas e com isso é preciso repensar os modelos de negócio. De acordo com uma pesquisa do Mind Miners, 92% dos viajantes buscam por informações de destinos e preços antes de concretizarem as compras de pacotes. Isso reforça a importância das empresas investirem na produção de conteúdo como uma oportunidade de atrair clientes.
Por lidar com sonhos e experiências, o turismo tem muito espaço quando o assunto é conteúdo. Além de conceituar positivamente sua marca na internet, o conteúdo qualificado atrai a atenção do seu público-alvo, sendo um meio para que o cliente chegue até você. Como muitos turistas estão indo para o destino pela primeira vez, a pesquisa faz parte da sua jornada de compra, já que este está ansioso por informações para ter a certeza da escolha.
Produzir conteúdo é estar em destaque
O conteúdo é um dos fatores mais importantes para os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Conteúdos novos, interessantes e únicos são os que recebem as melhores posições nos resultados de pesquisas. Nesse contexto, as estratégias de palavras-chave também merecem atenção redobrada.
Se você está começando a apostar nessa linha, é importante fazer um estudo de SEO (Search Engine Optimization), para tornar o conteúdo presente no seu site amigável aos mecanismos de busca, gerando assim maior relevância.
Qual é a plataforma mais adequada?
Não existe uma plataforma mais adequada, mas sim, a plataforma mais adequada para o seu negócio. Por isso, não basta estar apenas nas redes sociais ou então nas plataformas mais utilizadas. É preciso entender o perfil do seu cliente e estar onde ele mais busca informações.
Uma das maneiras de se atingir o público adequado e produzir conteúdo com base no que as pessoas mais buscam, é utilizar plataformas que mostram termos mais buscados na internet. Veja alguns exemplos:
Ubbersugest, que permite que você obtenha informações sobre as estratégias que estão dando mais certo em outros sites no seu nicho.
Google Trends, que mostra os termos mais pesquisados com base nos dados do Google.
Semrush, uma das ferramentas que auxilia no planejamento de palavras-chave e analisa o nível de concorrência delas.
Answer the Public, uma ferramenta que fornece sugestões automáticas de conteúdo fornecidas pelo Google e Bing, de acordo com a palavra buscada.
Outro importante ponto para se ter em mente é que, muitas vezes, o próprio turista ou cliente estão mais bem informados que a própria empresa ou os próprios moradores locais, devido à pesquisa prévia sobre o destino. Neste caso, é preciso utilizar isso a seu favor: estar presente em redes que permitam a colaboração do cliente, como o Tripadvisor, Booking e Google Meu Negócio, por exemplo, são algumas boas opções.
Use o conteúdo para atrair leads
Quando você produz conteúdo qualificado, mostra ao público não só seu negócio, mas também apresenta seus produtos e serviços por meio do que há de mais valioso: o conhecimento. Com isso, você pode responder as principais dúvidas de clientes em potencial, contribuindo com as informações necessárias para eles realizem uma compra.
Por isso, lembre-se que o consumidor procura por conteúdo de qualidade e caso não encontre, sai rapidamente do seu site ou rede social. É preciso encontrar formas de engajá-lo da melhor maneira possível. Neste momento, analisar o ciclo de vida do seu lead e levar em conta o funil de marketing e vendas pode auxiliar você a entender as etapas do cliente e gerar conversões nesse momento.
Pequeno empreendedor, você pode sair na frente!
Quando o assunto é conteúdo, muitos micro e pequenos empreendedores ficam receosos. A estrutura, número de clientes e equipe de marketing das empresas maiores passam a impressão de que são “mais capazes” de atingir o público. Mas não se engane, os pequenos negócios têm vantagem! Ao ter o contato mais próximo do cliente e acompanhar de perto o comportamento dele (elogios, dores e sugestões), é possível agir de maneira mais rápida. Por isso, aproveite isso a seu favor: ouça seu cliente, esteja acompanhando de perto e produza conteúdo de qualidade!