[ editar artigo]

Criatividade em modo “on” constante!

Criatividade em modo “on” constante!

 

Parece que a palavra criatividade ganhou um peso muito maior nos últimos anos. Nos últimos meses de pandemia então, virou lema: “Criatividade para superar a crise!”.  Este foi o tema do último workshop online do ciclo de encontros: Pensando cenários e perspectivas para produtores criativos no turismo. Que aconteceu no dia 01/10.

Compreendida como sendo o elo que ainda separa o homem da máquina, a criatividade ajuda a movimentar a economia. E é justamente nessa economia criativa que estão boa parte dos produtores de souvenirs, artesanatos e produtos típicos destinados aos turistas. Ou seja, artesãos, designers, artistas, ilustradores, publicitários, entre outros.

Entre as habilidades mais desejadas no século XXI, a criatividade é importante pois além de ajudar na inovação de produtos (no nosso caso souvenirs) é fundamental para solucionar problemas e compreender contextos complexos. E por isso ser criativo é uma vantagem em tempos de crise.

Alguns pontos abordados no Whorkshop:

  • O processo criativo é um caminho único e especial para cada criativo.
  • Na tentativa de mapear a forma de criar, estruturou-se um método de design de produto que inclui etapas de definição do problema, pesquisa, geração de soluções, prototipagem e implementação.
  • Mesmo que não acontecendo de forma assim linear essas etapas são comuns para a maioria.
  • Contudo, para muitos criativos, a grande dificuldade está em concretizar as ideias. Passar da fase de geração de alternativas e ir para a prototipagem e depois implementação. Para isso algumas ferramentas foram apresentadas.
  • Canvas para modelagem de negócios, Mapa da empatia, Canvas da proposta de valor, ficha de produtos e ampliação da ideia em linhas de produtos são algumas das ferramentas para otimizar e viabilizar as ideias.
  • Para equalizar a informação, o conceito de souvenir e seus tipos foi revisitado.
  • Finalizando, foi proposto um desafio aos participantes de conectarem de forma criativa as mudanças de comportamento dos consumidores com as suas próprias habilidades para buscar oportunidades e inovar.

No próximo encontro online traremos o tema colaboração.

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você