[ editar artigo]

De coração para coração

De coração para coração

 

Olá!

Sou Fátima dos Santos, solteira, sem filhos, nasci em Presidente Prudente-SP, trabalhei em supermercados e lojas do comércio, há 30 anos vim para o Paraná e, por aqui, trabalhei como diarista, com jardinagem e comecei a pintar peças com ferragens dentre tantas outras coisas.

Sempre gostei de tintas, mas meus trabalhos formais não me davam oportunidade para me dedicar a tal arte. Meu pai se aposentou e eu dei continuidade ao trabalho dele: venda de embalagens para presentes, dentre outros produtos, viajo atendendo os clientes em suas lojas e casas!

Tenho uma tia artesã em Prudente e num dia, ela veio me visitar e, passamos a noite e madrugada com ela ensinando um pouco de sua arte. Numa dessas viagens, uma prima que também fazia artesanato começou a me passar umas dicas, sendo que uma delas foi o artesanato na telha. Eu já estava começando a fazer umas pecinhas em madeira, então, foi assim que comecei a produzir as telhas que eu amo fazer e hoje é o meu carro chefe no artesanato!

Através dessa prima, conheci outra artesã, a Margareth Souza e nos tornamos amigas pelo artesanato e mais tarde sócias, participando das feiras do artesão pela Associação Gralha Azul. Temos uma página no facebook chamada “Artesanatos para o coração”. Nas minhas viagens como representante comercial passei a levar e apresentar o meu trabalho como artesã para os clientes que, aos poucos, também foram se tornando clientes do artesanato.

Meu artesanato se tornou uma terapia, sou apaixonada por ele, mas sou muito detalhista e isso toma muito meu tempo para dar o acabamento final. No começo encontrei muitas dificuldades para vender e ainda encontro. Com o tempo fui aprendendo a prestar atenção no que o cliente procurava obter.  Quero um dia poder trabalhar só com o artesanato que é minha paixão! Quando estou com tintas e pincéis em mãos, acabo esquecendo as coisas a minha volta.

Não tenho muito tempo para fazer cursos e aprimorar mais o meu trabalho. Quando posso descansar um pouco, aproveito e assisto algumas aulas online. Mas continuo investindo em materiais e insistindo em fazer do meu jeito. Recebo muitos elogios pelo meu trabalho e isso ajuda muito a levar sempre o melhor para meus clientes! Nossa arte é de coração para o coração!

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você