[ editar artigo]

Destaque nacional: turismo Paranaense cresce e traz oportunidades

Destaque nacional: turismo Paranaense cresce e traz oportunidades

Um país tropical, um litoral maravilhoso, a cultura do samba, alegria pulsante e um povo acolhedor: são muitos os motivos que fazem do Brasil um dos mais atrativos para os turistas. Os estrangeiros buscam em nosso país experiências diferentes e únicas, o que resulta em estatísticas crescentes quando o assunto é turismo no Brasil. 

O país recebeu em 2016 um total de 6.545 milhões de turistas internacionais, o equivalente a 19% do fluxo internacional registrado na América do Sul. O crescimento do turismo no país foi gradual, registrando o movimento de 6.621 milhões de turistas em 2018. As principais vias de acesso ao país são São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. Além de ser o quarto portal de acesso, nosso estado tem apresentado crescimento consecutivo no decorrer do período analisado.  

No mundo, o turismo internacional teve um crescimento de 6,7% no número de visitantes entre 2016 e 2017, atingindo a marca de 1,3 bilhão de viajantes em 2017, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Em 2018, o turismo internacional atingiu o segundo melhor resultado dos últimos 10 anos, com a marca de 1,4 bilhão de chegadas internacionais no mundo todo, um aumento de 6% sobre 2017. 

De acordo com a organização, a alta nesses números está relacionada a fatores como  ambiente econômico favorável, grande demanda dos principais mercados emissores, consolidação da recuperação em destinos anteriormente em crise, melhor conectividade aérea e maior facilitação de vistos.

Paraná

O estado contabilizou a chegada de 892.629 turistas internacionais em 2017 e 948.388 em 2018, segundo levantamento do Departamento de Polícia Federal e do Ministério do Turismo. Assim como os registros gerais do país, o Paraná também conta com os Argentinos na primeira colocação do seu fluxo internacional.

Perfil dos turistas

A maioria dos turistas internacionais veio de países vizinhos, principalmente da Argentina e Paraguai. A terceira e quarta posição ainda ficaram dentro do continente americano, com Estados Unidos e Uruguai, respectivamente. A principal motivação da visita, entre 2015 e 2017, foi  lazer, seguido de negócios, eventos e convenções. O estudo mostra ainda que os turistas motivados por negócios ficam mais tempo e gastam mais.

Esses números refletem também a força dos eventos de negócios em nosso estado, que tem movimentado a vinda de turistas. A presença de importantes players do mercado no Paraná, o destaque de empresas do agronegócio e criação de Startups paranaenses também contribuíram para este cenário. A capital é o terceiro destino de negócios mais procurado por estrangeiros no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). 

Além disso, o Paraná apresenta grande diversidade de recursos turísticos, desde naturais reconhecidos internacionalmente, como as Cataratas do Iguaçu e a Ilha do Mel, passando por belas paisagens e planejamento urbano, sobretudo em Curitiba. Isso mostra que o estado além de atrair turistas traz novas oportunidades para as empresas do setor.

 

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você