[ editar artigo]

Dicas de acesso ao crédito para empresas dos setores do Turismo e Eventos

Dicas de acesso ao crédito para empresas dos setores do Turismo e Eventos

Os setores do turismo e eventos foram muito prejudicados com a crise do coronavírus. Em média, as empresas dos setores tiveram 75% de queda do faturamento neste período de isolamento, além do elevado número de fechamento de empresas. Com isso, empresários buscam por linhas de crédito como principal alternativa para sustentar seus negócios.

Entretanto, antes de optar pelo crédito, é importante avaliar alguns fatores norteadores para a tomada de decisão. Para isso, preparei algumas dicas que auxiliarão você neste processo de decisão, e, a obtenção do tão esperado crédito. Confira:

  • Analisar os recursos disponíveis na sua empresa, como reduzir os custos fixos, renegociar dívidas, vender veículos etc., pois isto pode solucionar os problemas financeiros.
  • Avaliar a necessidade do crédito, pois é muito importante ter clareza sobre a real necessidade do empréstimo, qual a finalidade (capital de giro, compra de máquinas e equipamentos etc.) e o valor total pretendido para manter a saúde financeira da empresa.
  • Pesquisar as linhas de crédito disponíveis no mercado e identificar a melhor opção para a sua empresa, pesquise taxas de juros, prazos de carência e parcelamentos e formas de garantias de crédito.
  • Avaliar os fatores de restrição. As instituições financeiras realizam análise do crédito, e, entre outros fatores, avaliam a capacidade de pagamento da empresa e o risco da operação.

Ainda, ter um bom relacionamento e histórico positivo, junto as instituições financeiras, são fatores que facilitam a aprovação do crédito.

Há diversas opções de linhas de crédito disponíveis no mercado, e, para as empresas dos setores do turismo e eventos não é diferente! Aqui, irei elencar algumas das instituições financeiras que dispõem de linhas específicas para os setores mencionados, são eles:

Banco do Brasil – Linha Proger Turismo;

Fomento Paraná – Linha Fomento Turismo;

BRDE – Linha FUNGETUR.

Além das linhas específicas, uma excelente opção para o empreendedor é a linha de crédito criada pela Caixa Econômica em parceria com o SEBRAE, para financiamento de capital de giro e com garantia pelo FAMPE. Oportunidade essa que atende a necessidade do pequeno negócio, com taxas de juros baixa, prazos estendidos e garantia pelo fundo de aval, o que facilita a tomada de crédito.

Houve declarações de empresários do setor turístico, que necessitavam de crédito para manter as contas em dia e pagar seus funcionários, e, obtiveram sucesso na solicitação do crédito FAMPE,  relatando ser um crédito fácil e rápido, com prazo médio de 10 dias desde a solicitação até o dinheiro na conta.

Para conhecer e ter acesso a essa linha, acesse o site e siga as instruções: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/creditoassistido.


Quer conhecer as linhas de crédito disponíveis para o seu negócio?

O SEBRAE PR criou uma ferramenta online e gratuita, apresentando as linhas de crédito disponíveis no mercado, de acordo com o perfil de cada empresa.

Acesse: https://app2.pr.sebrae.com.br/credito/

 

Gostou? Deixa um like 😊

Até a próxima!

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Juliana Julio Chaves
Juliana Julio Chaves Seguir

Economista e especialista em Gestão Financeira e Gestão Pública

Ler conteúdo completo
Indicados para você