[ editar artigo]

Do lixo ao luxo

Do lixo ao luxo

Meu nome é Vera, sou formada em letras e Pedagogia, tenho 57 anos, atualmente trabalho na Unicesumar e nas horas vagas artesã. Tenho dois filhos, uma neta e mais um netinho a caminho.

              A minha história como artesã é recente, cerca de dois anos. Sempre gostei muito de trabalhos manuais, e durante toda a minha vida era um crochê aqui, um bordado alí, tapetes bordados, cestaria em jornal, macramê e outros. Mas, sempre como hobbies, e na verdade nunca pensei em transformar o artesanato em um negócio. Com a facilidade da internet sempre gostei muito de assistir aos vídeos de artesanato dos mais variados e um dia assisti um com umas bonecas africanas feitas de jornal...me apaixonei! E, pensei, vou fazer, daí por diante fui me aperfeiçoando na técnica, mostrando para os amigos, parentes e achavam lindas e passei a vender no meu trabalho, amigos e parentes. Além das bonecas faço também bijuterias, porta-retratos com jornais e revistas e outras artes.

              Cerca de dois anos me divorciei e tive a necessidade de melhorar a minha renda, e soube da feira de artesanato aos domingos e fui atrás para saber como funcionava. Entrei em contato com a pessoa responsável pelo setor, mostrei meu trabalho, gostaram e me filiei a uma associação e comecei a participar da feira, o ano passado.

              No início desse ano fui convidada a fazer uma oficina das bonecas africanas com alunos da Unifamma, mas infelizmente por causa da pandemia não foi possível. Resolvi então, junto com a professora encarregada do curso a fazer vídeos de como fazer as bonecas e já vou para o meu terceiro vídeo e resolvi também disponibilizar no YouTube. Está sendo uma experiência incrível.

              Gosto muito de trabalhar com materiais recicláveis, ou seja, que vão para o lixo, contribuindo assim com o meio ambiente.

              Estou ainda engatinhando nesse universo do artesanato como negócio rentável, tenho muito que aprender ainda e muito por fazer para expandir a minha arte.

Instagram

@dolixoaoluxoart - comercial

@verinha.roseghini - pessoal

Facebook

Do lixo ao luxo artesanato - comercial

Vera Lucia Roseghini - pessoal

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você