[ editar artigo]

Turismo, que negócio é esse?

Turismo, que negócio é esse?

Essa comunidade discutirá sobre negócios em turismo. Mas o que exatamente é turismo para você? Comumente, o turismo é associado ao lazer – férias, passeios, natureza, cultura. Se ao fazer a pergunta sobre “o que é turismo” lhe vieram esses aspectos em mente, você está correto, mas o turismo não se limita às atividades de lazer.

Esta comunidade buscará desmistificar o imaginário da maior parte das pessoas, de que o turismo está limitado às atividades lúdicas. Para quem refletiu sobre turismo como lazer e viagens a trabalho, estudos e reuniões, pensou de forma mais completa. Por tanto, sim, turismo é negócio! E para melhor compreender, trago o conceito do Ministério do Turismo que define que turismo é conjunto de atividades realizadas por pessoas durante suas viagens e estadias em lugares distintos de sua residência por um período de tempo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios e outros. (MTur, 2007). E aí começamos!

Os negócios em turismo são resultantes das necessidades desses viajantes, sejam eles a lazer ou a trabalho. Eles precisam de transporte, alimentação e hospedagem – no mínimo. Mas vale lembrar que os turistas, os viajantes a lazer ou a negócio, estão se deslocando cada vez mais com outras necessidades, querendo viver uma experiência diferente (em breve falaremos mais sobre turismo de experiência).

E quantos são os setores da economia ligados ao turismo? Será que é só hospedagem, alimentação e transporte? Saiba que é muito mais do que isso. Uma vez instalado e bem gerido, o turismo impacta sobremaneira na economia do destino. Em um estudo recente, de 2018, Mariana Aldrigui, relacionou ao turismo 21 atividades diretas, com dedicação praticamente exclusivas ao turismo. A esses 21 setores se somam 191 atividades compartilhadas (dedicada ao residente local e também utilizada pelo turista), 142 atividades indiretas (atividade que oferece bens e/ou serviços às empresas de turismo) e, em situações de mercado aquecido, outras 217 se beneficiarão, totalizando por tanto 571 setores com envolvimento na economia do turismo.

Pois é, dentro dessa reflexão, se pergunte: o que o seu negócio pode ganhar com os deslocamentos dos turistas de lazer, dos viajantes a negócio, dos executivos em reuniões que vão e vêm na sua cidade? Será que você sabe onde encontrá-los e se comunica com eles da forma correta? Será que aproveita o potencial de compras desses turistas? E, se sua empresa transita em torno das atividades econômicas indiretas do setor, que tal desenvolver produtos e serviços para aproveitar mais dessa grande economia do turismo?

Sugiro que deixe o imaginário lúdico para seu tempo lazer (afinal essa economia também precisa de você como consumidor). Daqui para frente o convite é para que todos vejam o turismo como oportunidade de negócios.

Comunidade Sebrae
Patricia Albanez
Patricia Albanez Seguir

Coordenadora Estadual de Turismo no SEBRAE/PR Consultora de Negócios no SEBRAE/PR

Ler matéria completa
Indicados para você