[ editar artigo]

Inovação e diversidade valorizam o mercado de turismo

Inovação e diversidade valorizam o mercado de turismo

Segmento de turismo ganha novidades e ressignificação para diversos públicos, fortalecendo empreendedores do setor

Muito além das festas folclóricas e comemorativas, o Brasil tem se tornado referência para o turismo com inovação. Os cases mostram oportunidades de negócios que fomentam a economia local, gerando emprego e renda para a população. Entretanto, em diversos casos o setor ganha mais que um aliado na obtenção de recursos financeiros para a comunidade local. 

Veja abaixo o ganho de valor que a inovação no turismo gera para o visitante, que amplia suas possibilidades de conexões e aproximação com suas necessidades, demandas e gostos. Além disso, o país ganha em notoriedade, finanças e mudança do comportamento mental da sua população.

Paraná


Um exemplo para os empreendedores do setor de turismo é o aplicativo Neelo, lançado recentemente em Foz do Iguaçu, que transforma os celulares em guias de turismo para o visitante. A plataforma avisa os usuários sobre recomendações de outros visitantes com dicas sobre o local visitado, além de informar sobre pontos de interesse. As informações captadas pelo app são oficiais e públicas, e para colaborar é necessário que o usuário do aplicativo esteja num nível avançado de uso. A solução também foi desenvolvida na Serra Gaúcha e deve chegar em Curitiba em breve, potencializando que os empreendedores da capital seja beneficiados com a ferramenta. O Neelo não substitui os city tours nem os guias turísticos, mas serve como um apoio para os visitantes que caminham à pé e buscam por   informações adicionais nos locais visitados.

Nichos


Muitos também já conhecem a Rota do Pinhão, Caminho do Vinho e Rota da Cerveja no Estado. Participar desses projetos que contam com o apoio do governo e da iniciativa privada para existirem e potencializarem o turismo nichado regional, é inovador para o empreendedor que conta com a coletividade para ampliar as possibilidade de receber visitantes. Mesmo sendo concorrentes, alguns empreendedores veem mais vantagens em participar do grupo, porque além de tudo buscam capacitação, atualização, tendências de mercado e mais público. Para o visitante, as rotas economizam o tempo em procurar os locais e desenhar os melhores roteiros. Inclusive, a rota da cerveja por exemplo também é encontrada em diversas regiões do mundo e já existem agências especializadas em promover passeios temáticos. A Beertrip de São Paulo é um projeto que oferece essa experiência criativa aos clientes. O turismo médico revela no mundo um crescimento de quase 360% entre 2000 e 2017, de acordo com dados do World Travel Turismo Council, que na oportunidade mostra que o destino de maior busca pelos turistas médicos são os Estado Unidos. 

Disruptura


O Ministério do Turismo no Brasil ampliou recentemente versões do aplicativo Turismo Acessível, disponível para os sistemas Android e iOS. O objetivo da solução é promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida para serviços turísticos. Os empreendimentos turísticos podem se cadastrar também na ferramenta e contam com o sistema de georreferenciamento. Como não podia deixar de ser, o Google Maps está incluso na ferramenta com um mapa interativo, que facilita a localização de estabelecimentos próximos ao visitante, que conta ainda com interpretação por áudio no dispositivo.

Startups


Viagens sob medida também são novidades aqui na terra tupiniquim. O Instaviagem é uma plataforma de viagens online que monta de forma totalmente personalizada a viagem para o cliente, mas o detalhe é que o turista não sabe qual o destino. Ele terá acesso ao roteiro dias antes de embarcar na experiência. A empresa, que apostou na surpresa como diferencial, possui no portfólio diversos estados brasileiros no programa. A startup recebeu aporte financeiro e já acumula mais de duas mil experiências realizadas.

Mundo


Experiências de luxo começaram a disparar no globo. O nosso velho conhecido Airbnb ampliou os serviços criando Airbnb Luxe. A plataforma de hospedagem compartilhada passou a incluir na solução serviços personalizados como traslados, planejamento de viagem e reserva de restaurantes premiados. A ferramenta revela, assim como no exemplo acima, que existem demandas para diversos tipos de turistas e pessoas, o que manifesta uma ampliação da criatividade do mercado de turismo no Brasil e no mundo, reafirmando a busca por experiências de uma nova sociedade.

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você