[ editar artigo]

MEI: Como ganhar dinheiro com turismo no verão?

MEI: Como ganhar dinheiro com turismo no verão?

Dicas de atividades que o MEI pode realizar!!

 

Com a chegada o verão, você pensa que todos querem calor, sombra e água fresca! ENGANO SEU!!

Nessa época do ano muitas pessoas pensam em aproveitar a estação mais quente para empreender e ganhar um dinheirinho extra. Durante a alta temporada, principalmente em cidades turísticas, muitos buscam se beneficiar do período de férias e do aumento do fluxo de pessoas para iniciar um negócio no setor de turismo. O que muitos não sabem é que esses negócios, que na maioria das vezes começam informais, podem ser formalizados através da figura do Microempreendedor Individual, o MEI.

Então, que tal ganhar dinheiro no verão da maneira CERTA!! Se você ficou curios@ veja abaixo a lista das principais atividades turísticas que você pode abrir como MEI:

  • Setor de Alimentação fora do Lar:  se você quer ter ou já tem um restaurante, lanchonete, bar, casa de sucos, café ou similares;
  • Setor de Meio de Hospedagem: para proprietários de campings, albergues (que não sejam assistenciais), pensões e hospedarias;
  • Setor de Transporte e Agenciamento de Turismo: para quem faz transporte de passageiros fretado somente nos limites do município, passeios turísticos aquaviários, locação de automóveis com motorista, para quem organiza excursões com veículo próprio ou tem uma agência de viagens.

Além dessas atividades, você também pode abrir um MEI caso deseje alugar equipamentos recreativos e esportivos, ou para vender suvenires, bijuterias e artesanatos.

Ficou animad@, aqui vai mais uma dica de ouro:  antes de abrir sua empresa procure informações nas Salas do Empreendedor ou na Prefeitura da sua cidade. Assim você poderá obter orientações sobre liberação de alvará, normas da vigilância sanitária, do Corpo de Bombeiros, como emitir nota fiscal, entre outros temas necessários para começar bem seu negócio e que são fundamentais para garantir a qualidade dos serviços que você irá prestar.

Outra dica importante, é que algumas atividades do turismo são regidas por leis e normas específicas como é o caso, por exemplo, dos guias de turismo.

Considera-se Guia de Turismo todo “profissional que, exerça atividades de acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas.”

A profissão de Guia de Turismo é regulamentada pela Lei 8.623 de janeiro de 1993 e, mesmo como MEI, o profissional para atuar deve OBRIGATORIAMENTE ser cadastrado no Ministério do Turismo!!  

Além dos Guias de Turismo, TODOS os meios de hospedagem (incluindo campings), transportadoras turísticas e agências de turismo devem ser cadastrados. O sistema do Ministério do Turismo para cadastro chama-se CADASTUR e o empreendedor pode se cadastrar sem sair de casa e não precisa pagar nenhuma taxa, ou seja, é Online e GRATUITO! Mais informações, consulte o site https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/ .

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Caren Santos
Caren Santos Seguir

Consultora de Negócios do SEBRAE/PR Atuo em projetos de empreendedorismo, turismo, negócios de impacto e políticas públicas.

Ler conteúdo completo
Indicados para você