[ editar artigo]

Negócios Turísticos Fantásticos

Negócios Turísticos Fantásticos

Para analisar o impacto do turismo de experiência no desenvolvimento econômico de qualquer destino é preciso analisar a evolução das novas gerações e como está o mundo: a medida que vamos evoluindo como pessoas, nossas necessidades, valores, hábitos e modo de consumir vão mudando. 
Hoje, o novo viajante busca uma conexão com o destino visitado. Ele quer se envolver com os costumes, gastronomia e cultura local e as experiências promovem essas vivencias ; faz com que esse viajante deixe de ser um mero observador e passe a ser protagonista, gera imersão no cotidiano do destino visitado e gera engajamento e histórias pra contar.
O turismo de experiência coloca o "DNA" da cidade na prateleira, e por isso aquele passa a ser um destino único, com identidade.  Com isso, ao invés de só mostrar fotos, o turista terá memórias emocionais daquele lugar e irá "contaminar" todos aqueles que tiverem acesso a essas histórias, gerando assim vontade de vivencia-las também.

Este é apenas um dos pontos que analisamos para o desenvolvimento do conceito de Negócios Turísticos Fantásticos, que consiste em um triângulo formado por : conexão, impacto e inovação.

CONEXÃO

Precisamos entender que a tecnologia é apenas o meio de todo o processo. É preciso ir além das conexões digitais das redes sociais, sites e blogs.

A primeira conexão que os negócios de hoje precisam ter é a conexão analógica do empresário e seus colaboradores com o propósito da empresa, sua história e o seu "porquê".

Pensando em economia compartilhada e colaborativa, a segunda conexão  é da empresa com o destino e seus parceiros - qual é o envolvimento da empresa com a cidade onde ela está e com outras empresa?

E claro, é fundamental a conexão da empresa com os seus clientes! O que eles buscam? Qual o seu perfil? A abordagem precisa ser one-to-one, gerar sentido de pertencimento.

IMPACTO

Quando falamos de Impacto, estamos falando das questões socioambientais. O novo consumidor busca marcas com valores similares aos seus, isto é, que respeita o meio ambiente e que se preocupe com a sociedade em que está inserido . Ações como reciclagem, sustentabilidade, voluntariado, igualdade de gênero na contratação dos colaboradores, demonstram a responsabilidade e geram  maior engajamento com seus clientes.

INOVAÇÃO

Agimos de acordo com a visão que temos do mundo, das pessoas e dos negócios. Para ter um novo olhar, agir diferente e inovar, é necessário primeiro mudar a visão. 

Inovação não está diretamente ligado a tecnologia. As vezes pequenas atitudes, sem custo, causam o impacto positivo que esperamos e precisamos.

Todo processo de inovação precisa ser de dentro pra fora, começando com a inovação dos processos internos da empresa. Estes, precisam estar sempre atualizados e caminhar de acordo com a evolução das necessidades .

Pensando na inovação de produtos e serviços, voltamos a falar em turismo de experiência. Através dele, as empresas conseguem colocar em prática todos os pontos refletidos acima: Conectar com o destino, parceiros e clientes, causar impacto e inovar!

 

Negócios em Turismo

Ler conteúdo completo
Indicados para você