[ editar artigo]

O conceito de governança antecipa e ultrapassa o de governo por Tânia Zapata

O conceito de governança antecipa e ultrapassa o de governo por Tânia Zapata

O conceito de governança antecipa e ultrapassa o de governo. Governança contempla a capacidade institucional na gestão pública, com a participação de diferentes atores, ou seja, governo, agentes do mercado e sociedade civil. Estamos falando de um conceito que contempla a articulação de interesses de atores públicos e privados, com a perspectiva do interesse coletivo, visando ao longo prazo.

Governança significa pactos, agendas, redes de interesse coletivo, projetos estratégicos pactuados, sonhos e protagonismo na construção do futuro, que ultrapassem a gestão de governos.

As Instâncias de Governança Regional do Turismo são organizações que se constituem como espaços sociais de gestão compartilhada de programas, projetos e ações de interesse coletivo, para a construção do turismo sustentável.

Uma vez que o desenvolvimento do Turismo se dá na perspectiva de que o processo coletivo fortalece e consolida a atividade,  a estruturação da governança regional é fator primordial para que as organizações setoriais e o trade turístico colaborativamente, estejam sintonizados, organizados e empoderados , sendo capazes de avançar na proposição e execução de planos e projetos de turismo,  conquistando resultados efetivos e eficazes.

A forma adequada de atuação para produzir resultados, é a cooperação. Isto equivale a dizer: atuar em conjunto: o setor público e o setor privado. Cooperação é termo derivado de cooperar. A palavra cooperar é composta pelo prefixo “co” (que significa companhia, estar junto) acrescido de operar, (que significa atuar, agir). Portanto, “cooperação” significa “trabalho conjunto”.

Sendo assim, o princípio da cooperação no funcionamento da Instância, torna-se condição essencial para uma atuação conjunta. Poder público e Empresários do trade, com visão de futuro e sonhos em comum, compartilham a escolha de prioridades e a participação na tomada de decisões estratégicas, executando projetos que lhe são pertinentes, e produzindo resultados concretos no processo de gestão do turismo na região contemplada.

Esse é o caminho de construção do campo do futuro!!!

 

Este texto foi escrito especialmente para esta comunidade por Tania Zapata, Consultora nacional na área de Governança e Turismo.

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Michael Douglas Camilo
Michael Douglas Camilo Seguir

Consultor do SEBRAE/PR; Fascinado por empreendedorismo e inovação; Head da Comunidade Sebrae de Bares e Restaurantes; Vítima do Marketing Digital dos Hambúrgueres; Freguês fiel do conforto do Delivery; Interesse pessoal em fotografia, viagens e frio!

Ler conteúdo completo
Indicados para você