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O turista mudou e é preciso inovar

O turista mudou e é preciso inovar

Você sabe qual é o perfil do novo turista? Ele gosta do imediatismo, busca serviços flexíveis, praticidade e autonomia. Isso se deve principalmente às novas plataformas, que transformaram o jeito de viajar e a maneira que as empresas prestam serviços no setor. Agora, fazem parte da jornada do turista o planejamento, o sonho, as experiências e o compartilhamento.

Um dos principais fatores que modificaram o modo de consumo foi a ascensão da economia compartilhada, que trouxe uma nova cultura aos consumidores. O impacto disso já pode ser traduzido em números: a projeção de movimentação global da economia compartilhada em 2025 é de US$ 335 bilhões, de acordo com um estudo da PricewaterhouseCoopers (PWC).

Essas mudanças acabam gerando uma certa preocupação entre os empreendedores. Afinal, como adaptar meu negócio? O que preciso fazer para inovar? Vamos te auxiliar com algumas dicas!

Inovação não parte do dinheiro. Basta usar a criatividade!

Ser criativo e pensar na experiência do cliente é muito mais importante que investir rios de dinheiro. Uma ideia diferente que transforme a viagem do turista faz da experiência inesquecível. Conheça alguns cases de empresas que colocam isso em prática.

  • Yago - La Torre: já pensou em ter um mordomo virtual? Pois é exatamente isso que faz o Yago. Desenvolvida no resort La Torre, em Porto Seguro (BA), a ferramenta é inédita no setor de hotelaria e conta com várias facilidades. O Yago abre automaticamente pelo navegador do hóspede, ao se conectar com o wifi, e possibilita que o cliente faça seus pedidos por ali. Ele(a) pode pedir toalhas, bebidas, agendar passeios, consultar a programação, etc.

  • Casa Avós: localizado em São Paulo, o bar Casa Avós possui uma nanocervejaria e oferece chopes sazonais, em uma casa antiga que traz lembranças de almoços em família. Porém, esse não é o diferencial. O bar oferece um quarto para que o cliente hospede-se ali, e o melhor, com uma chopeira dentro do lado da cama! 

  • Duas Terezas: ser surpreendido e descobrir novas sensações de sabores em um jantar às cegas. Essa é a proposta do restaurante Duas Terezas, localizado em São Paulo. Após indicar suas preferências e possíveis alergias ou intolerâncias, o participante irá testar a parte sensorial com os pratos desenvolvidos pela Chef Mariana Pelozio.

  • Booking: dormir em um dos maiores pontos turísticos do Brasil! É isso que a Booking vai possibilitar, ao transformar um dos bondinhos do Pão de Açúcar em quarto. Ele estará disponível para reservas pelo site da Booking.com e por apenas duas noites, 12 e 13 de novembro. O bondinho está na primeira parada na subida até o famoso Pão de Açúcar.

Além de promover experiências, identifique oportunidades

Interagir pelo meio online e identificar os hábitos dos seus clientes é essencial para aproveitar oportunidades. Por isso, aposte em ferramentas que podem auxiliar no seu negócio. Como por exemplo:

  • Geolocalização: essa tecnologia permite a identificação de pontos turísticos, serviços e demais atrações e pode ser essencial para o seu negócio ganhar visibilidade.

  • Comunicação da marca: pense em como posicionar seu negócio e como criar conteúdo atrativo. Comece pensando a voz da sua marca e utilize isso a seu favor.

  • Realidade Virtual: se você está procurando um diferencial competitivo, a realidade virtual pode ser ideal. Por meio dela é possível oferecer diferentes experiências para o cliente.

Você também inova nesse setor? Conte pra gente a sua experiência!

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