[ editar artigo]

Pandemia, dicas e tendências no Mercado de Experiências Esportivas e Aventuras

Pandemia, dicas e tendências no Mercado de Experiências Esportivas e Aventuras

A maior preocupação atual é o Coronavírus, isso não é muito difícil de saber. O alerta é geral e o assunto é extremamente sério. 

Sendo uma pandemia, é claro que a vida de algumas pessoas pararam e o movimento na cidade diminuiu drasticamente, já que a principal recomendação é ficar em casa. Esse é um mal necessário para proteger a vida e a saúde da população

Do ponto de vista financeiro, estas medidas restritivas têm dificultado a receita de quem depende de fluxo de pessoas fisicamente presentes. Todos os levantamentos até agora apontam que o mercado de turismo e transporte são os mais afetados.

Nenhuma das medidas oferecidas pelo governo até agora trouxeram algum nível de tranquilidade para quem tem pequenos empreendimento na área de experiências esportivas e aventuras. 

Então queremos mostrar algo que pode mudar a perspectiva sobre o futuro, pois alguns indícios apontam um represamento de demanda que pode vir a compensar algum percentual deste tempo de "águas calmas"

Pensando nisso, fizemos um estudo de tendência baseada em pesquisas do google vamos tentar encontrar a resposta para a seguinte pergunta: Será que quando voltarmos às atividades meus clientes virão em peso?

Esta pesquisa completa está no blog do adrena.me ( https://www.adrena.me/blog/para-empresas/o_coronavirus-e-o-mercado-de-experiencias-esportivas-e-aventuras/ ) e fiz questão de trazer também aqui na nossa Comunidade Sebrae os resultados destes estudos

Analisamos diversos segmentos e, considerando a sazonalidade normal, todos eles seguiam os mesmos comportamentos no fluxo de interesse:

  • KART
  • PAINTBALL
  • AIRSOFT
  • ESCAPE GAME
  • PASSEIOS TURÍSTICOS
  • ECOTURISMO
  • E muitos outros...

Antes de aprofundarmos cabe ressaltar que o estudo ainda será complementado por uma pesquisa de campo que coletará dados de empresas deste setor e em seguida enviaremos o material por e-mail para os participantes.

O Objetivo final é termos mais ideias para ajudar a tomada de decisão destes empresários ao conhecer melhor o que outros estão fazendo e tentar minimizar os impactos sociais e financeiros da crise.

Se você também trabalha ou empreende neste setor estamos coletando respostas até o dia 21/04/20 no seguinte link: https://forms.gle/NvBVGDW1xw3JG8Bg7

Para te tranquilizar, então, os dados sobre interesse estão mostrando até agora que as pessoas estão sim se acumulando e aguardando para que ao fim das medidas restritivas possam usufruir dos serviços ligados.

Elas estão pesquisando, se informando, escolhendo... Só não devem estar fechando compras ou reservas por também não saber quando será o fim das medidas de restrição de circulação e etc.

Como havia dito, estamos preparando um estudo mais completo, mas só com estes dados do Trends já temos algumas dicas:

  • Continuem atendendo os telefones e deixem suas agendas online funcionando com horários atualizados
  • Aproveitem o tempo extra para melhorar os processos internos e de marketing para se preparar para a retomada
  • Negociem suas contas, toda a comunidade está sendo afetada e precisam dividir os prejuízos
  • Criem produtos ou ofertas especialmente pensadas para o momento de crise em que todos estão comovidos socialmente com a dor dos acometidos pela pandemia.
  • Doe seu tempo e estrutura excedente para ajudar no combate a pandemia.

Estamos todos ansiosamente aguardando o fim desta pandemia global, com o mínimo possível de pessoas e finanças comprometidas permanentemente.

Força para todos nós!

 

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você