[ editar artigo]

Quais são as tecnologias aplicadas ao turismo?

Quais são as tecnologias aplicadas ao turismo?

Atualmente nossa sociedade consome produtos de alta tecnologia de forma hiper-conectada. O que você acha dessa afirmação? Eu concordo - em partes!

Durante o Fórum Paraná Turístico 2026 - Edição 2020, a Professora Doutora Mariana Aldrigui, em sua fala, nos lembrou que no Brasil somos em torno de 200 milhões de habitantes, uma fração importante dessas pessoas tem acesso ao turismo. Esse número será ainda mais expressivo se considerarmos o mercado internacional. Por tanto, nessa fatia de potenciais turistas domésticos e internacionais não há um único tipo de turista, mas múltiplas personas que usufruem dos produtos e serviços turísticos de maneira distante. 

Bom, temos que concordar também que a tecnologia e a conectividade mudaram muito a forma como consumimos produtos e serviços, ou seja, consequentemente mudou também o consumo do turismo.

Desde o advento da internet a cadeia produtiva do turismo foi achatada. Muitos serviços intermediários diminuíram sua importância, a partir do momento em que o turista passou a consumir diretamente de grandes players e também dos pequenos receptivos e agências no destino. Depois a jornada do turista mudou também pelo 'simples' fato dele estar conectado ao mesmo tempo que vivência o destino. Assim, as redes sociais e influenciadores ganharam ainda mais força no processo de decisão de compra. Atualmente as plataformas P2P (peer to peer - ou pessoa a pessoa) estão provocando novas revoluções de consumo porque os turistas, muitas vezes na busca por vivências genuínas e por conveniências (não se engane, não é só o preço que vence essa disputa do consumidor), estão acessando produtos e serviços de residentes locais no destino visitado.

A pandemia provocou uma aceleração de tendências e chacoalhou forte o setor do turismo!!! Empresas e serviços ainda não conectados ou pouco digitalizados estão vivendo um processo de aceleração digital dos seus negócios, porque as pessoas mudaram a forma de consumir, migrando muito mais para o consumo on line.

Estar atendo às tendências e tecnologias disponíveis é uma das formas mais interessantes de inovar e assim, ao invés de vítimas das mudanças, os negócios se tornam protagonistas e agentes do seu próprio processo de inovação.

Durante o Fórum Paraná Turístico 2026 - Edição 2020 fui convidada para esse debate. Então, vamos juntos embarcar nessa jornada de troca de conhecimento?

Segue o link para você nos acompanhar ao vivo (12/11/2020 a partir das 9h), ou então num outro momento mais conveniente a você - afinal a tecnologia também traz muitas facilidades!

https://mestra.me/ForumPR2026-20

Para acessar a apresentação baixe o arquivo no link abaixo:

https://mestra.me/TecTurismo2020

Deixe aqui o seu comentário, com o que você concorda e com o que discorda. Vale também ansiedades, dúvidas e considerações :) 

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Patricia Albanez
Patricia Albanez Seguir

Coordenadora Estadual de Turismo e Consultora de Negócios do SEBRAE/PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você