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QUE TURISTA É ESSE?

QUE TURISTA É ESSE?

O intuito desse artigo é gerar reflexões sobre o seu negócio e que caminhos você pode trilhar

Responda a seguinte pergunta, o que o mundo perderia se sua empresa sumisse do mapa?

É um questionamento chocante para se pensar, principalmente nesse momento tão difícil, porém é necessário analisar o caminho que vem traçado até os dias de hoje, caso queira implementar alguma mudança em sua empresa.

Faça uma autoanálise, pontuando seus produtos e serviços que tem ofertado e principalmente, pense no perfil do turista, seu cliente. Observe as mudanças que estão acontecendo devido o covid-19. O que poderá manter e mudar na sua empresa?

Como você avalia seus produtos e serviços ofertados hoje? Está regular, está satisfatório, ou excelente?  Pense com o olhar de turista.

O que leva o turista a ir a minha empresa? O que motiva o turista a consumir o meu produto ou serviço? Como está minha divulgação para o mercado? Como ele poderá comprar os meus produtos e serviços nesse novo momento?

Precisamos conhecer bem quem são os turistas, os consumidores dos produtos e ou serviços da sua empresa. Se coloque no lugar dele, e pense quais suas dores e desejos.  Faça o mapa de empatia se precisar aprofundar na percepção desses clientes. Caso tenha interesse há uma metodologia para isso, recomendo a leitura no final desse artigo.  

Pense na jornada desses turistas, como eles chegam até sua empresa e qual a experiência deles quando consomem seus produtos e ou serviços. Esses detalhes vão ajudar no seu planejamento.  Se a experiência foi excelente, ele vai querer usufruir novamente. Por isso o foco na experiência do cliente, é fundamental.

Para que possa focar na experiência do turista, você precisa entender quais as necessidades do seu cliente, seu perfil, para atingir os seus objetivos. O que o torna especial? O que leva os turistas a lhe procurarem? Estou analisando as expectativas e sugestões desses turistas? O que estou fazendo para atender essas necessidades e como resolvo?

Que ferramentas ou mecanismos posso fazer isso? Faça uma pesquisa de Mercado, aliada a promoção, monitoramento das Redes sociais, instagram, trip advisor, google meu negócio, trends, maps, facebook  ads, reclama aqui, entre outras e analise as concorrências.

Convido você a pensar mais sobre isso. Qual é a proposta de valor da sua empresa. Para que minha empresa serve?  Em consequência disso, fica muito mais fácil promover uma oferta de valor para o mercado, porque você conseguirá transmitir confiança naquilo que oferece. Faça o Canvas da Proposta de Valor, idealizado como uma ferramenta complementar ao Business Model Canvas, por Alexander Osterwalder, Yves Pigneur e Alan Smith, o qual estimula a criação e posicionamento dos produtos e serviços, com o olhar de turistas, seus clientes.  O download dessa ferramenta encontra-se nas recomendações de leitura, no final desse artigo.

Poderá auxiliar a fazer o encaixe do produto e do mercado de forma estruturada, fazendo uma lupa na Proposta de valor e no Segmento de clientes.

Primeiro identifique quem são seus turistas. Faça perfil por perfil para que possa mapear os ganhos e dores (problemas) de cada turista.  

Para chegar na solução, você vai mapear o que os turistas ganham, quais suas dores e tarefas. 

Os ganhos seriam os benefícios que ele espera que sua empresa resolva e seja atrativa. As dores são as experiências ruins que ele tem com as tarefas que precisa executar. Mapeie nas tarefas, todas as atividades que o turista precisa fazer, os problemas que quer resolver e necessidades que quer satisfazer.                                                               

E a solução, que é o mapa de valor, os criadores de ganhos são como o seu produto ou serviço geram ganhos para o turista e como eles agregam valor para eles. Na parte de aliviadores de dor, faça a descrição exata de como o produto ou serviço alivia as dores desse turista.

No produtos e serviços,  como eles criam ganhos, aliviam as dores, sustentando a criação de valor para o turista analisado.

Dessa forma, você conseguirá identificar os problemas e ganhos mais significativos para cada perfil do turista. Essas reflexões podem estimular a criação de novos produtos e serviços a serem ofertados ou consolidados, tendo clareza de como fortalecer as estratégias da sua proposta de valor.

Lembre-se que sempre um bom produto ou serviço serve para "solucionar" algum problema para alguém. Encontre esses encaixes e bom trabalho!

Recomendações de leitura:

Business Model Canvas: https://www.sebraepr.com.br/arquivos-gratuitos/guia-visual-canvas/

Mapa de empatia: https://inovacaosebraeminas.com.br/conheca-o-mapa-da-empatia/

Guia de preenchimento para o Canvas Proposta de Valor:  https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/MG/Sebrae%20de%20A%20a%20Z/Volume3_Modelagem+e+Proposta+de+Valor+Guia+essencial.pdf

Download do Canvas Proposta de Valor: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PE/Anexos/Mod%203%20-%20Canvas%20Proposta%20de%20Valor%20-%20A4.pdf

Livro: Valeu Proposition Design: Como Construir Proposta de Valor Inovadoras 

Crédito da foto: https://br.freepik.com/fotos-gratis/viajante-usando-mascara-medica-olhando-para-o mapa_8618149.htm#page=1&query=turista&position=13

 

 

 

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