[ editar artigo]

Souvenir: como o turismo pode impulsionar o mercado do artesanato

Souvenir: como o turismo pode impulsionar o  mercado do artesanato

Estamos vivendo um período muito complexo, de muitas incertezas e inseguranças. E eu te pergunto: Será que é possível saber o que o futuro nos reserva?

As pesquisas indicam que mais da metade dos brasileiros tiveram seus rendimentos reduzidos desde o início da pandemia. E quase todas as pessoas dizem estar gastando com mais cautela.

O Turismo foi um dos setores mais impactados diante de toda essa situação. A Organização Mundial do Turismo estima que em apenas 5 meses de pandemia, o turismo teve um prejuízo da ordem de 320 bilhões de dólares.

Diante disso eu retomo a pergunta, como será nosso futuro? Na verdade, nunca foi possível prevê-lo, e hoje, diante da velocidade com que as mudanças estão acontecendo, é muito mais difícil tentar fazer alguma previsão. No entanto, é possível sim agir para construir o futuro desejado, só que pra isso, precisamos entender o momento atual.

A combinação da redução dos rendimentos e do medo, houve a queda significativa no volume de compra pelos brasileiros em quase todas as áreas do comércio de bens e serviços.

Com o fechamento das lojas e das feiras houve consequentemente uma grande redução nas vendas de souvenirs, artesanatos, produtos alimentícios, produtos locais e autorais de uma maneira geral. E se você já trabalha com algum desses produtos, deve estar sentindo na pele as consequências de tudo isso.

Bem, neste curso preparado pelo Sebrae/PR em parceria com a Izamara Carniatto, vamos falar quais devem ser as expectativas para o futuro próximo desse ramo. Clique aqui e acesse esse conteúdo gratuito.

Espera-se que o turismo inicie sua retomada a partir de 2021. Primeiro as pessoas devem voltar a viajar para locais mais próximos, o chamado turismo regional.

Só depois, no final de 2021 é que deve iniciar a retomada do turismo para destinos nacionais e a partir de 2022 o turismo internacional deve começar a reagir com um pouco mais de força.

Souvenir: como o turismo pode impulsionar o mercado das artes

A estrutura do curso se dá em 4 módulos e 9 aulas, organizados de forma a permitir uma trilha de conhecimentos, para que o participante reflita e crie alternativas para sua atividade. O ponto de partida é o cenário externo, depois volta-se para suas habilidades e competências, para então, a partir da criatividade e da colaboração gerar novas possibilidades de produtos e serviços. Finalmente explorar diversos formatos de venda para ampliar suas fontes de receitas.

Módulo 1

Nas duas aulas deste módulo, a intenção é apresentar informações para que os empreendedores possam tomar consciência sobre o momento atual e sobre as mudanças que enfrentaremos no futuro próximo, para então buscar oportunidades.

 

Módulo 2

Com 3 aulas, este módulo visa estimular o participante a se conhecer para valorizar seu diferencial. Conhecer seus objetivos, motivações, competências e habilidades, para com isso descobrir como impactar o mundo.

 

Módulo 3

Duas aulas voltadas para a criatividade e colaboração na geração novos produtos e serviços, permitindo a união dos pontos entre as competências individuais com as oportunidades do cenário atual.

 

Módulo 4

Aulas finais, Apresentando modalidades de vendas de conteúdos que podem ser agregadas à atividade atual e com isso diversificar as receitas.

 

Gostou desse conteúdo? Não deixe de se inscrever agora no curso Souvenir: como o turismo pode impulsionar o mercado das artes! É só clicar neste link! O curso é gratuito o ajudará a impulsionar suas vendas!

 

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Patricia Albanez
Patricia Albanez Seguir

Coordenadora Estadual de Turismo e Consultora de Negócios do SEBRAE/PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você