[ editar artigo]

Turismo é em si uma das maravilhas do mundo!

Turismo é em si uma das maravilhas do mundo!

27 de setembro – Dia Mundial do Turismo!

Guterres, Secretário Geral da ONU, lembrou hoje em sua fala que o “turismo é em si uma das maravilhas do mundo”.

Neste Dia Mundial do Turismo, quero especialmente comemorar o fato porque, além de ser uma turista desde que nasci (graças aos meus pais, claro!), fiz dessa atividade minha profissão e uma missão de trabalho que se confunde com a missão da minha vida.

Num momento tão delicado da economia mundial, vivendo uma pandemia que tirou de nós a possibilidade de circular livremente, o que é justamente a essência do turismo, vale a pena comemorar ainda mais.

Lembrar que o Turismo é o sustento para centenas de famílias (gerando 1 em cada 10 empregos no mundo), impulsiona a economia, gerando riqueza e prosperidade para muitos países (é 9% do PIB mundial e quase 8% do PIB brasileiro) e ainda favorece que as pessoas vivenciem das diferentes culturas, aproximando nações de todo mundo, lembrando que de fato somos uma única humanidade neste imenso globo.

E o dia 27 de setembro deste ano, de 2020, ficará especialmente marcado para mim. Explico melhor, estou numa jornada fantástica, com mais de 300 pessoas de todo Brasil e da nossa maravilhosa vizinhança da América Latina, no Hackathon Inova Turismo. Estamos juntos pensando em soluções inovadoras para que o Turismo avance ainda mais, cumprindo com a sua missão de movimentar a economia, gerar experiências únicas e aproximar pessoas e culturas. Não há comemoração melhor do que essa!

Meu agradecimento e admiração a todos os empresários e colaboradores que trabalham em alguma das 21 atividades econômicas do Turismo, a todos os pensadores, aos professores, aos consultores e entusiastas da área do Turismo e de outras áreas que contribuem para o desenvolvimento desta atividade que, conforme estudou Mariana Adrigui, professora da USP, impacta em mais 191 atividades compartilhadas entre turistas e residentes, outras 142 atividades indiretas e mais 217 outras atividades são impactadas quando o mercado está aquecido. Ou seja, a ponta do iceberg das 21 atividades do Turismo chega a movimentar mais de 500 atividades econômicas. Que tal hein?!

Realmente, Guterres está certo: Turismo é em si uma das maravilhas do mundo!

E agradeço MUITO a minha família, meus pais e meus irmãos lindos que me ensinaram o amor e valor das viagens, compartilhando comigo minhas primeiras jornadas; ao meu marido e minha filha, parceiros de muitas viagens e que seguram a maior barra com carinho e total disponibilidade quando estou enfurnada no trabalho (como neste final de semana); e aos meus amigos de tantas viagens, que compartilham comigo conhecimento, trabalho e diversão!

Seguimos nesta missão de fazer do Turismo, mais que um grande negócio, também uma ferramenta de transformação positiva da sociedade global.

Negócios em Turismo

Comunidade Sebrae
Patricia Albanez
Patricia Albanez Seguir

Coordenadora Estadual de Turismo e Consultora de Negócios do SEBRAE/PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você