[ editar artigo]

[Vídeo] Balanço do turismo no Paraná e o que esperar de 2020

[Vídeo] Balanço do turismo no Paraná e o que esperar de 2020

O Paraná é um dos estados em destaque quando o assunto é turismo. O estado conta com 14 regiões turísticas reconhecidas pelo Ministério do Turismo. Essa movimentação reflete na expansão de novas regiões do estado como potenciais turísticos e também como um destino cada vez mais procurado dentro do país. Confira o balanço do turismo no Paraná na entrevista com a Deise Bezerra, assessora técnica do Paraná Turismo.

 

Tecnologia em destaque

A digitalização aparece como um dos fatores que mais influenciaram o setor de turismo. Adaptar o modelo de negócio, pensar na jornada do cliente a partir do mobile, levar em conta a experiência pré e pós viagem e unir o online a experiências são algumas das coisas que se tornaram pré-requisitos para os negócios que trabalham com turismo. 

A tecnologia também é considerada um dos pilares essenciais para os destinos turísticos inteligentes. Por isso, as estratégias devem atrelar a digitalização e a experiência. Muitos falam, inclusive, sobre a experiência “onlife”, que une o offline com o online. Isso permite que o ser humano vivencie experiências diferenciadas com determinada marca ou empresa, e que essa experiência se relacione com o cotidiano da pessoa.

Essa questão reforça também a necessidade das empresas de pensarem na comunicação online. Hoje, ter uma presença digital com website, redes sociais e manter o contato com o cliente de forma fácil por meio da internet é básico. É preciso apresentar sua marca no meio online, estar presente, monitorar feedbacks e produzir conteúdo. As empresas que ainda não aderiram ao meio digital estão fadadas a perder clientes.

Expansão de regiões como pontos turísticos

A ideia de que nosso turismo se restringe apenas a Foz do Iguaçu já pode acabar. A valorização de outras cidades do Paraná como destinos turísticos é um dos grandes destaques de 2019 que promete se desenvolver ainda mais em 2020. Um exemplo disso são cidades como Londrina, Maringá, Prudentópolis e Ribeirão Claro, que tem se mostrado grandes potenciais, assim como o litoral do Paraná.

Sustentabilidade

Um dos grandes desafios mas que ao mesmo tempo é uma das principais tendências para 2020 no setor de turismo para o estado é a questão da sustentabilidade. O equilíbrio entre as diferentes dimensões da sustentabilidade dará ao destino o desenvolvimento a longo prazo. Por isso, a preocupação em identificar e minimizar impactos para o meio ambiente tende a ser prioridade para empresas do setor de turismo. Dar atenção à sustentabilidade não é mais uma opção, mas sim uma prioridade - que é cada vez mais procurada pelo cliente. O turista agora quer estar em locais que tenham uma postura sustentável e que comuniquem isso de forma clara.

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você