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Você pode fidelizar seus clientes pelo paladar!

Você pode fidelizar seus clientes pelo paladar!

Experiências autênticas durante as viagens, roteiros diferentes e a vivência com a história local: esses são alguns dos fatores que mais influenciam o viajante na hora de escolher o destino. Segundo o The World Food Travel Association, 93% dos viajantes podem ser considerados “food travelers”, ou seja, eles consideram as comidas e o paladar o principal objetivo da visita a outros lugares. 

E engana-se quem acha que apenas as empresas do setor alimentício podem se beneficiar do turismo gastronômico. Os meios de hospedagem também podem utilizar a gastronomia como uma forma de atrair novos clientes, além do que a gastronomia são considerados souvenirs - quem nunca trouxe um queijo, um chocolate, uma iguaria diferente, para continuar vivendo as lembranças no pós-viagem? 

A relação da gastronomia com as viagens demonstra importantes desejos e comportamentos dos visitantes de um destino turístico. Por isso, desenvolver suas próprias estratégias por meio de opções gastronômicas são importantes para o negócio.

Storytelling

Você sabia que o storytelling pode ser uma importante ferramenta na fidelização de clientes? Essa prática consiste em se contar uma boa história do seu negócio, que atrelada a elementos físicos é capaz de fascinar clientes e estabelecer conexões emocionais. No turismo de experiência, por exemplo, o turista busca vivenciar profundamente a história local para se sentir parte do destino. Por isso, trabalhar bem o storytelling do seu negócio pode auxiliar na atração de novos clientes.

Para desenvolver um bom storytelling na área da gastronomia é essencial conhecer bem os seus clientes - você pode se basear nas histórias do próprio negócio/restaurante, na sua história como empreendedor, nas histórias de personagens ou da localidade onde o estabelecimento está situado. Entenda as motivações de clientes em potencial e veja como pode oferecer “algo a mais” além da comida. É a sua história atrelada a esse “algo a mais” que irá fazer a diferença.

Ticket médio e permanência dos turistas

Um dos grandes desafios quando o assunto é gastronomia é em relação ao ticket médio e ao tempo de permanência dos turistas no local. Uma das formas de aumentar seu ticket médio na área da gastronomia é oferecendo acompanhamentos aos pratos, criando programas de fidelidade ou combos, dando atenção ao cardápio, estudando a possibilidade de oferecer mais produtos e oferecendo atendimento de qualidade.

Já para aumentar a permanência de turistas no local, uma dica são os festivais e eventos, que podem aumentar o fluxo de pessoas além de possibilitar que o cliente passe mais tempo no seu estabelecimento. Pensar em melhorias e diferenciais para o ambiente também é um importante fator para aumentar a permanência dos clientes. Fatores como conforto, iluminação e música fazem bastante diferença na prática.

Culinária local e roteiro gastronômico

Disponibilizar informações sobre a culinária local e apostar em produtos regionais são diferenciais para turistas que procuram uma experiência inesquecível. E não precisa reinventar a roda! Basta valorizar o que sua região tem de melhor, e fazer disso uma oportunidade. Fazer parcerias com empresas locais também pode amplificar a experiência oferecida ao cliente.

Participar e desenvolver roteiros gastronômicos também pode atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Esse formato de evento pode ser uma opção diferente, que faz o turista conhecer o seu negócio devido às visitas inclusas no roteiro. Oferecer condições especiais para esses visitantes pode ser um bom caminho.

E você, tem alguma estratégia para fidelizar clientes por meio da gastronomia? Compartilhe conosco nos comentários!


 

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