[ editar artigo]

05 vantagens da tecnologia cloud para sua empresa

05 vantagens da tecnologia cloud para sua empresa

A tecnologia cloud faz parte das inovações proporcionadas pela computação em nuvem, que armazena os dados dentro dos servidores na internet e não em servidores hospedados dentro da empresa. Para ter um negócio competitivo no mercado, é importante se atualizar constantemente e a infraestrutura cloud é ideal para isso.

Com ela, é possível editar arquivos, armazenar dados, editar informações de forma remota e fazer compartilhamentos sem a necessidade de downloads demorados ou instalações. Basta ter um dispositivo conectado à internet e um navegador.

Por exemplo, quando você salva os documentos no Google Drive ou no Dropbox, acessa o seu e-mail online, posta fotos nas redes sociais ou paga uma conta pelo internet banking, você está utilizando a “nuvem”. A tecnologia cloud já está presente em nosso cotidiano há muito tempo.

De acordo com a pesquisa BSA Global Cloud Computing Scorecard realizado pela Business Software Alliance (BSA) em 2018, nos últimos anos, a computação em nuvem representou 70% do crescimento total do mercado da Tecnologia da Informação (TI).

Participaram do estudo 24 países que lideram o mercado  mundial da TI, incluindo o Brasil, que pulou da 22ª posição em 2016 para a 18ª em 2018, no uso da computação em nuvem. Esse dado demonstra que o país está se alinhando a esse conceito e tem muito potencial para crescer nesse mercado.

Vantagens da tecnologia cloud para os negócios

1. Redução de custos

A redução de custos é uma das principais vantagens que a computação em nuvem traz às empresas. Algum tempo atrás, se uma empresa quisesse utilizar um software de Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) ou até mesmo um Sistema de Planejamento e Orçamento, era preciso comprar servidores para poder instalá-los. Além disso, era preciso adquirir licenças de banco de dados e ter profissionais para configurar tudo. E todo esse processo gerava muitos custos.

As empresas encontraram na tecnologia cloud a solução para essas questões, uma vez que utilizam a capacidade de hardware que desejam durante um determinado período, pagando apenas pelos recursos utilizados. Isso também serve para os softwares. Você paga apenas uma mensalidade para os fornecedores do sistema.

2. Segurança e aumento da produtividade

A empresa que utiliza a computação em nuvem tem seus processos otimizados. Por exemplo, a segurança e confiabilidade trazidas por essa tecnologia evitam perda e vazamento de dados, contribuindo para que os processos não fiquem estagnados em função de discos rígidos queimados, vírus etc.

Outra vantagem trazida pela tecnologia cloud é o aumento da produtividade da equipe. Como os colaboradores podem gerenciar seus arquivos por meio do sistema, não há aquela perda de tempo que o armazenamento de muitos papéis pode ocasionar. Dessa forma, os processos são otimizados, uma vez que o colaborador pode focar nas funções que realmente importam.

Com a computação em nuvem, a equipe de TI não precisa ficar focada em questões técnicas, como os usuários desktop, infraestrutura e aplicativos. O potencial desses colaboradores pode ser direcionado para o desenvolvimento de soluções inovadoras para a empresa. Os avanços da tecnologia cloud estão permitindo que os profissionais da área de TI assumam um papel mais estratégico dentro das organizações, podendo atuar com mais autonomia, inclusive gerenciando investimentos e participando como co-criadores de negócios.

3. Mobilidade

Como todos os arquivos e programas da empresa ficam armazenados em nuvem, você pode acessá-los de qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo. Para isso, basta ter acesso à internet e fazer o seu login. Assim, não é mais necessário o uso de pen drive, HD externo, servidores físicos ou outros equipamentos.

4. Sustentabilidade

Também não podemos esquecer que a utilização da tecnologia cloud é uma forma de contribuir com a sustentabilidade. Como os serviços são virtualizados, a utilização de papel é reduzida. Além disso, há uma economia de energia e de espaço.

5. Menor rotatividade de funcionários

Segundo uma pesquisa publicada pela Universidade de Stanford, opções de trabalho remoto reduzem a rotatividade de funcionários. Como os serviços de armazenamento em nuvem permitem que as pessoas possam fazer home office, optar por essa tecnologia pode ser algo altamente rentável. Além de proporcionar mais autonomia aos colaboradores, os custos com a rotatividade de funcionários diminuem.

Em resumo, os serviços em nuvem trazem diversos benefícios à empresa, como segurança, otimização de processos, redução do uso de papéis e ainda auxiliam no aumento da produtividade dos colaboradores. Antes de você aderir à tecnologia cloud, porém, lembre-se de definir as necessidades da sua empresa a fim de escolher o melhor modelo para implementação.

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você