[ editar artigo]

Aviões conectados: Saiba como a tecnologia está revolucionando a aviação

Aviões conectados: Saiba como a tecnologia está revolucionando a aviação

A aviação civil está em constante busca por melhorias na segurança e no conforto dos passageiros. Diversos setores estão sendo transformados com o auxílio das inovações tecnológicas. 

Com os avanços tecnológicos, a fabricação dos aviões está cada vez mais segura, uma vez que a manutenção das aeronaves está passando por processos rigorosos de fiscalização. Porém, isso não faz parte apenas do veículo em si, mas também dos serviços integrados a ele. Várias melhorias começaram a ser oferecidas aos consumidores.

Segurança

O termo avião conectado refere-se a coleta de dados que o avião proporciona, como as condições climáticas e ambientais, o desempenho do voo, a viabilização de manobras, maior monitoramento e manutenção.  Todos esses dados proporcionam um maior controle da aeronave. As informações são enviadas ao responsável rapidamente ou até mesmo em tempo real, o que garante a otimização dos resultados.

A conectividade tem aprimorado as atividades aéreas, facilitando o trabalho do piloto. Um bom exemplo disso são os controladores de voo. Eles possuem um sistema de patrulhamento aéreo cooperativo que interagem entre si. Dessa forma, é possível indicar a posição de um avião por meio do sistema de navegação por satélite que transmite as informações mediante uma frequência de rádio. Essa tecnologia já está substituindo os radares.

Como os controladores de voo conseguem obter dados mais precisos, o registro das atividades podem ser analisadas posteriormente. Além disso, as informações podem ser transmitidas em tempo real.

Redução do uso de combustíveis fósseis

Uma das vantagens que os sistemas de navegação por satélite trazem é a redução do uso de combustíveis fósseis. Isso também contribui para a redução de CO2 na atmosfera. 

Redução dos atrasos de voos 

Um problema muito comum enfrentado pelas companhias aéreas são os voos atrasados. As empresas que utilizam as conexões para monitorar e administrar as aeronaves possuem grande redução dos atrasos e desvios de rota.

03 tecnologias que estão inovando o mercado da aviação

1. Internet das Coisas (IoT)

A IoT permite que diferentes dispositivos se conectem entre si sem a necessidade de um computador. Como você precisa de apenas uma conexão à rede, os dados são transmitidos de forma rápida. Na aviação, isso pode resultar na otimização da manutenção das aeronaves. Isso pode ser realizado por meio de um dispositivo simples, como um tablet, por exemplo. O profissional responsável pela manutenção dos aviões consegue ter um panorama geral do veículo, identificando quais peças precisam de reparo. Além disso, os sensores podem rastrear as peças que precisam ser trocadas, o que auxilia na cadeia de suprimentos.

2. Inteligência Artificial (IA) 

A IA no setor da aviação pode ser utilizada em três segmentos: na capacidade operacional; no suporte e gerenciamento; e no contato com os clientes.

Em relação a capacidade operacional, incluem-se a aprendizagem da máquina e a previsão de resultados. Para suporte e gerenciamento, é possível usar IA nas verificações de risco e manutenção. Além disso, com os bots inteligentes, o contato com o cliente e o gerenciamento de reclamações são otimizados. A IA possibilita que as operações se tornem mais ágeis, seguras e com custos menores. Tudo isso torna possível que o cliente tenha uma experiência única.

3. Big Data

Um estudo realizado pela TechNavio aponta que o uso global da IA na aviação crescerá 38% até 2022. Esse crescimento tem como principal fator o Big Data que está impactando positivamente o mercado da aviação por meio do desenvolvimento de produtos e operações eficazes. Ele também identifica,  analisa e processa os dados das máquinas a fim de acompanhar todo o percurso.

Quando o IA tem suporte do Big Data, as informações podem ser transmitidas de maneira rápida e sem depender de ferramentas aeronáuticas tradicionais, podendo evitar muitos acidentes. Não estamos dizendo que ele vai substituir a caixa preta, mas é mais uma forma de aumentar a proteção dos voos.

Essas tecnologias visam trazer melhorias também para os aeroportos, seja pela agilização dos processos de embarque e desembarque, dos sistemas de reconhecimento facial ou pelo auxílio de robôs, que podem automatizar as atividades corriqueiras.

O futuro já chegou

Para que os aviões conectados sejam uma realidade global, é preciso desenvolver mais alternativas de dispositivos, programas e softwares capazes de transformar toda a informação obtida em resultados aplicáveis. As tecnologias aplicadas no setor da aviação devem encontrar meios para que as viagens sejam mais confortáveis, seguras e inovadores. Além disso, devem transmitir confiança e proporcionar ao consumidor uma experiência única.


 

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você