[ editar artigo]

Beacons: Interação e atendimento personalizado ao consumidor

Beacons: Interação e atendimento personalizado ao consumidor

Imagine a seguinte situação: um consumidor se aproxima da vitrine de uma loja e, no mesmo instante, começa a receber detalhes e ofertas sobre o produto que ele está vendo. Essa experiência já faz parte do nosso cotidiano graças aos beacons.

Os Beacons são dispositivos de proximidade, ou seja, utilizando o Bluetooth, é possível localizar um usuário através de um dispositivo móvel, dentro de um determinado espaço. Essa tecnologia permite transmitir informações relevantes, como conteúdos sobre produtos, serviços e demais informações adicionais em tempo real para o consumidor.

Em locais de grande circulação de pessoas, como shopping centers, o beacon é utilizado para identificar um consumidor, registrando os locais em que ele esteve e suas possíveis compras. Assim, quando esse consumidor retornar ao local, é possível enviar ofertas de acordo com o seu perfil, podendo gerar uma ação mais assertiva e segmentada. Por conta disso, muitos profissionais de marketing estão aderindo à essa tecnologia para disparar ações cada vez mais personalizadas.

Como funcionam os beacons?

Os beacons funcionam em diversas plataformas, como Android e iOS, e apresentam custos bastante acessíveis, podendo ser instalados em produtos, vitrines ou até mesmo nas paredes do estabelecimento, permitindo a comunicação entre a empresa e o público por meio da localização. Como a ferramenta utiliza o bluetooth 4.0, não há necessidade de acesso à internet. 

O beacon funciona como um emissor de sinais e o smartphone do consumidor como seu receptor. Para isso, é preciso que o consumidor tenha o aplicativo do estabelecimento instalado em seu smartphone e que o bluetooth esteja ligado, assim, ele poderá receber notificações e ações promocionais da loja.

Essa tecnologia de geolocalização veio para melhorar ainda mais a experiência do consumidor.

Vantagens dos beacons

Independentemente do tipo do seu negócio, o beacon fornece várias vantagens. Confira algumas delas:

1. Fortalecimento da marca e personalização do atendimento ao cliente

Atualmente, as empresas que utilizam recursos inovadores se destacam de seus concorrentes. O beacon fornece ao consumidor uma jornada de compra personalizada, interativa e única, permitindo que a empresa promova produtos específicos no momento certo, estimulando o engajamento. Assim, o consumidor se sente mais valorizado e, consequentemente, a empresa ganha mais credibilidade. As chances de fidelização são muito mais altas quando o atendimento é personalizado.

2. Gestão administrativa

Outra vantagem dessa tecnologia é a gestão administrativa. Com os beacons é possível fazer a gestão de equipamentos e até mesmo de funcionários. Por exemplo, é possível instalar dispositivos nos equipamentos para verificar os processos operacionais e, assim, melhorar os pontos falhos da produção.

3. Decisão de compra

Como o beacon identifica em qual área do estabelecimento o cliente se encontra, permite verificar em qual setor ele passa mais tempo olhando os produtos, é possível coletar as informações sobre o comportamento do consumidor para formular estratégias adequadas, como por exemplo, enviar campanhas personalizadas para o smartphone dele, estimulando-o a conhecer mais sobre os produtos, e consequentemente, auxiliando na tomada de decisão de compra.

4. Otimização de diversas áreas

Os beacons podem trazer benefícios para diversas áreas. Por exemplo, a tecnologia pode ser utilizada no ambiente hospitalar, substituindo os tradicionais prontuários na prancheta por via online. Para isso, é preciso que cada quarto do hospital ou clínica tenha o beacon instalado. Assim, tanto o médico quanto o paciente poderão ter acesso às informações quando necessitarem.

Já, os pontos turísticos podem ser beneficiados por essa tecnologia, por exemplo, fornecendo informações mais detalhadas sobre os estabelecimentos turísticos, exposições de artes ou museus, proporcionando uma experiência diferenciada.

Outra forma de utilizar essa ferramenta é no setor do transporte público. Informações sobre horários de ônibus, locais de paradas e informações sobre todas as linhas de determinado terminal  podem ser feitas por meio dos beacons.

Portanto, os beacons agilizam os processos de diversas áreas, proporcionando maior comodidade e conforto aos consumidores por meio de interações únicas e individuais.

 

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você