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Benefícios do Checkout self-service no varejo

Benefícios do Checkout self-service no varejo

Contar com o checkout self-service em seu empreendimento é uma decisão oportuna e condizente com o mercado atual. Cada vez mais os consumidores estão em busca de experiências únicas e o checkout self-service permite que eles realizem todas as etapas do processo de compra, desde a pesagem dos produtos até o pagamento. Além do caixa com autoatendimento proporcionar comodismo e eficiência para a sua empresa, ele pode gerar mídia espontânea, uma vez que seus clientes podem divulgá-lo naturalmente.

Embora o checkout self-service seja visto com receio por alguns consumidores, ele está cada vez mais presente no Brasil. Essa tecnologia é altamente preparada para garantir a experiência de compra do consumidor. Esse tipo de PDV conta com leitores de código de barras, máquinas de cartão e balança. Tudo para que a compra possa ser monitorada em tempo real. 

Como isso é possível? 

Bem, para fazer a compra no autoatendimento é preciso seguir alguns passos. Primeiro, o cliente posiciona a cesta de compras na base do suporte e abre a sacola, depois os códigos de barras são registrados por meio de scanners ópticos. Em seguida, o monitor exibe as compras escaneadas e armazena os itens nas sacolas na medida em que são escaneados. Depois, o cliente finaliza a compra e efetua o pagamento. No final, é emitida a NFCe.

O checkout self-service pode ser utilizado em lojas menores?

Sim. O checkout self-service pode ser utilizado por lojas de todos os tamanhos. Basta que o empreendedor queira oferecer um serviço diferenciado ao seu consumidor. Essa tecnologia se adapta facilmente em qualquer ambiente.

1. Agilidade e praticidade

Pesquisas realizadas mostram que o checkout self-service reduz em até 30% o tempo de espera dos consumidores. Essa praticidade e agilidade gerada por tal tecnologia qualifica o atendimento. Passar muito tempo em filas longas para finalizar uma compra não é uma tarefa fácil para ninguém. Além disso, alguns estabelecimentos sofrem com a falta de mão de obra qualificada e os caixas de autoatendimento se mostram uma solução ideal para os consumidores que buscam eficiência.

2. Facilidade na pesagem

O sistema do checkout self-service vem com uma balança de pesagem e uma tela com fotos dos produtos que facilitam a pesquisa do consumidor. Todos os tipos e tamanhos de frutas, verduras e legumes podem ser pesados no próprio equipamento.

3. Custos operacionais mais baixos

As empresas que adotam o caixa de autoatendimento conseguem conter os gastos, pois o processo de compra se torna mais rápido, sem perder a qualidade. Esses caixas também são importantes para a diminuição do retrabalho, pois não apresentam limitações humanas.

4. Experiência de compra do consumidor

O perfil do consumidor mudou nos últimos tempos e se o varejo quer acompanhar essa mudança, é preciso passar por transformações. O caixa de autoatendimento permite ao consumidor praticidade e conectividade. Esse tipo de experiência proporciona ao consumidor uma nova experiência. O autoatendimento pode ser escolhido apenas por curiosidade ou até mesmo pelo desejo de privacidade na hora da compra.

5. Relação de confiança com o consumidor

O checkout self-service possibilita uma relação de confiança entre a empresa e o consumidor. Ao implementar o autoatendimento em seu negócio, o cliente percebe que o varejista está confiando nele na hora de realizar uma compra. Essa atitude pode criar laços de segurança e credibilidade com o consumidor, o que é muito significativo para a identidade da sua marca.

Portanto, a instalação de terminais checkout self-service no varejo traz diversos benefícios, como a redução do tempo em filas, melhor aproveitamento do espaço físico (os terminais ocupam menos espaços que os caixas tradicionais) e, principalmente, torna o consumidor protagonista do próprio atendimento.

Comunidade Sebrae
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