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Big Data: tendência para atrair os consumidores

Big Data: tendência para atrair os consumidores

Os consumidores estão cada vez mais conectados, quebrando as barreiras entre os meios offline e online. As pessoas passaram a realizar suas tarefas profissionais e pessoais por meio de dispositivos móveis. Com essa mudança no perfil do consumidor, as empresas estão passando por processos de adaptação para atenderem às necessidades do novo consumidor, que está cada vez mais participativo e exigente. Para isso, as empresas precisam do auxílio de sistemas especializados em inteligência de dados a fim de aproveitar as oportunidades que esses dados geram para seus negócios. Assim, o Big Data (representação da enorme quantidade de dados gerados diariamente da área comercial das empresas) se tornou uma das principais tendências para atrair os consumidores.

O Big Data nas empresas objetiva a utilização de dados para potencializar as estratégias da marca. Para as empresas que procuram resolver suas necessidades e a dos clientes em todos os pontos de venda com mais rapidez e eficiência, o uso de dados traz diversas vantagens.

Vantagens do uso do Big Data nas empresas

O Big Data permite que a empresa conheça a fundo o consumidor. A geração de dados baseada no histórico de cada cliente permite que as empresas entendam o perfil de cada consumidor e gerem a personalização das compras. Por exemplo, os programas de fidelidade podem ser utilizados para armazenar dados dos clientes inscritos e a partir disso criar perfis de comportamento com a finalidade de aumentar as conversões em vendas.

Outra vantagem que o Big Data proporciona é a atração e engajamento de novos clientes. Como o Big Data explora o uso da inteligência de dados, todas as decisões para atrair os consumidores podem ser tomadas a partir de informações concretas. A personalização da comunicação com o cliente se torna mais eficaz, o que facilita o alcance dos consumidores ideais. Dessa forma, é possível se comunicar de forma assertiva pelos canais adequados.

O Big Data trouxe avanços consideráveis para a venda multicanal. Isso é possível devido à integração das informações do consumidor em todos os meios de interação dele com a marca. Assim, é possível melhorar a satisfação do consumidor durante sua jornada de compra.

O Big data possibilita à empresa uma melhor gestão do seus negócios. Ao implantar sistemas de gerenciamento, a integração e automatização das operações se torna mais fácil. Isso permite a diminuição de erros, o que gera menos retrabalho e diminuição de custos.

Os dados podem auxiliar na eficácia da entrega do produto ao consumidor final. Por meio de uma leitura eficiente de dados, é possível descobrir quais produtos podem estar associados no ato da compra. Por exemplo, com tal informação, os produtos podem ser colocados próximos nos pontos de vendas, fazendo com que a venda de ambos aumente. Isso é possível porque o Big data identifica as tendências de consumo. A partir disso, as empresas podem colocar os produtos certos à venda em períodos estratégicos.

Sabemos que após conquistar o cliente é preciso fidelizá-lo. O Big Data permite a melhora do pós-venda. Para manter o relacionamento com o consumidor, é essencial possuir informações conectadas e atualizadas dos consumidores. O Big Data possibilita que as estratégias de marketing sejam mais eficazes. Dessa forma, é possível interagir de forma personalizada com os consumidores.

Como vimos, o Big Data traz a possibilidade de potencializar as estratégias da marca. Para isso, é preciso gerenciar o intenso fluxo de informações e aplicá-lo nos planos de ação da empresa. Além disso, o Big Data  auxilia na redução de custos, no aumento das vendas e principalmente na fidelização de consumidores.

 

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