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LinkedIn e os resultados para os negócios B2B

LinkedIn e os resultados para os negócios B2B

Uma das melhores estratégias de marketing digital para as empresas que atuam no B2B é o LinkedIn. Essa é uma mídia social mais segmentada, utilizada para relacionamento profissional e entre empresas.

Considerar que o marketing em mídias sociais deve se restringir às redes mais populares, como o Facebook e Twitter é um erro. O LinkedIn pode ser utilizado tanto em um modelo Inbound como no Outbound. No primeiro caso, o processo deve ser realizado após o cliente entrar em contato com a empresa, dando abertura a uma abordagem pelo LinkedIn. Dessa forma, o potencial cliente estará relacionado a um anúncio ou conteúdo que o levou à conversão. Já no Outbound, ele pode ser utilizado para a prospecção de novos leads por meio de grupos, cargos, segmento etc. No entanto, é importante estar atento às informações do contato para evitar mensagens genéricas.

Marketing B2B da atualidade

O LinkedIn é um dos veículos mais importantes para o marketing B2B da atualidade, pois nele se encontram as pessoas que fazem o mercado acontecer. As variadas hierarquias se encontram na rede em busca de novas oportunidades de negócios.

Por meio da Company Page, você pode colocar em prática as estratégias de marketing de relacionamento para apresentar a empresa, fazer networking e gerar leads. Resumindo, as mesmas ações realizadas em uma Fan Page no Facebook também podem ser adotadas no LinkedIn. Além disso, ele possui as Showcase Pages que funcionam como páginas específicas, uma vez que sua empresa pode apresentar de forma detalhada seus produtos e serviços.

Além do relacionamento desenvolvido em sua Company Page, você pode utilizar os anúncios patrocinados. O LinkedIn Ads são anúncios pagos veiculados na plataforma da rede. Eles aparecem em diversas situações na plataforma, como na página principal, caixa de entrada de mensagens, resultados de pesquisa e nas páginas de grupos.

Uma das grandes vantagens do LinkedIn Ads é a segmentação que ele proporciona, o que garante que os anúncios sejam exibidos somente para os participantes que se encaixam na persona desenvolvida em sua estratégia de marketing.

Primeiro, para que sua empresa tenha sucesso no LinkedIn Ads B2B é preciso que você defina seus objetivos de marketing. Se o seu objetivo é captar novos leads, ofereça promoções ou demonstrações para atraí-los. Além de capturar leads, você pode criar uma lista de contatos por meio de estratégias de Inbound Marketing ou até mesmo para ações de Inside Sales. Lembre-se que para essa estratégia funcionar será preciso fornecer conteúdos informativos a fim de nutrir essa lista. Com isso, você retém dados e informações que podem ser utilizadas em anúncios futuros para esses perfis. 

Outra ação que pode ser realizada por meio do LinkedIn é o reconhecimento da sua marca, uma vez que ele é ideal para promover eventos ou conteúdos que reforcem a cultura e o propósito da sua empresa.

Para quem quer alavancar o seu negócio, o LinkedIn Ads fornece filtros de segmentação capazes de encontrar os usuários certos. Você pode filtrar seu público-alvo por meio de informações demográficas, de trabalho, remarketing e lista de e-mails.

Após a segmentação do público é preciso escolher o tipo certo de anúncio. Se a sua meta é criar uma lista de contatos, a ação mais indicada é o conteúdo patrocinado, pois ele aparece no feed dos usuários com imagem e texto, permitindo também a inserção de um formulário. 

Agora se o seu objetivo é gerar reconhecimento de marca, os text ads é a melhor indicação. Por possuírem um formato menor (logo e mensagem curta), eles aparecem na barra lateral do LinkedIn.

No entanto, se você deseja fomentar uma relação mais próxima com contatos específicos, os InMails patrocinados são a melhor opção. Eles são mensagens personalizadas que seu público recebe direto na caixa de entrada do LinkedIn. Também é importante fazer testes contínuos para verificar se o seu anúncio está saturado, o que pode diminuir o CTR. Por isso, monte uma rotatividade dos anúncios veiculados. Além disso, crie o hábito de monitorar os lances constantemente. Isso auxilia no aumento das taxas de conversão e evita que você pague um CPC alto. Dessa forma, fica muito mais fácil direcionar suas campanhas para o público desejado sem desperdiçar sua verba.

 

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