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Mídia Out of Home na mira do consumidor em movimento

Mídia Out of Home na mira do consumidor em movimento

A mídia Out of Home (OOH) é um tipo de publicidade exterior que pode ganhar escala com a implementação do 5G nas grandes cidades. Como essa mídia possui muitas aplicações e formatos, seu crescimento em painéis digitais e a automação da compra e venda de Digital Out-Of-Home (DOOH) está aumentando e ganhando força e escala.

Pode-se dizer que a OOH é a mídia das smart cities, uma vez que as soluções tecnológicas e inovações na mobilidade urbana permitem que a população possa ter acesso a informações sobre o tráfego, clima, infraestrutura, etc.

Como a OOH permite interatividade entre o público e a marca, os anunciantes a estão utilizando para fazer os consumidores se conectarem às suas mensagens. Outra característica da OOH é que ela é uma mídia de integração multitela, que possibilitou que os mobiliários urbanos estáticos fossem transformados em hubs interativos, possibilitando que as marcas explorem a jornada de consumo de seus clientes.

Formatos de mídia Out of Home

Empresas que desejam deixar sua marca na cabeça dos consumidores podem utilizar vários formatos de mídia OOH. Se você prefere um formato mais tradicional, os outdoors e pôsteres são os mais conhecidos. Os primeiros, muito comuns em avenidas e rodovias, abrigam um anúncio impresso em papel ou lona. Já os pôsteres, um dos formatos mais simples e acessíveis, são impressos em papel, lona ou materiais similares, podendo ser usados em fachadas de comércios. Muitos estabelecimentos optam pelo backlight ou pelo frontlight que possuem estruturas com iluminação. Enquanto que o backbus ou pelo busdoor são os anúncios fixados na traseira dos ônibus.

Porém, existem formatos de mídia OOH menos convencionais. Para quem poupar o meio ambiente, uma alternativa é a mídia de projeção que pode ser utilizada em painéis ou até mesmo em fachadas de prédios. Além de chamar a atenção, esse formato é sustentável.

Nas grandes cidades e em muitas capitais, podemos observar que os painéis digitais e interativos estão ganhando cada vez mais espaço. Uma das maiores tendências das mídias OOH são os anúncios em 3D e realidade aumentada. Isso mostra que a inovação tecnológica também atingiu a forma como as campanhas são veiculadas.

Mudança no mercado de mídia no Brasil

Estamos vivendo um momento de muitas transformações no mercado de mídia. O digital tem crescido exponencialmente nos últimos anos e para não ficar de fora da competição, os meios mais tradicionais estão tendo que se adaptar a essa nova realidade.

Diante desse cenário, a mídia exterior tem conseguido manter sua relevância e nos próximos dois anos, a expectativa de crescimento médio anual é de 3,9%. Segundo o CENP-Meios, a mídia OOH cresceu 11% no primeiro semestre de 2019. Porém, para fazer um bom investimento nesse meio é preciso ter cuidado com o amadorismo de alguns players, falta de padronização dos formatos e até mesmo a ausência de métricas na hora do planejamento e mensuração das campanhas.

Além disso, o estudo realizado pelo Kantar Ibope mostra que o setor de serviços ao consumidor (30,7%) foi o que mais investiu em OOH, seguido do comércio (12,2%), cultura, lazer, esporte e turismo (7,9%), bebidas (7,4%) e telecomunicações (7%). Ainda de acordo com o Kantar Ibope, 68% das empresas veicularam suas campanhas nos transportes públicos, 67% nos estabelecimentos comerciais, 65% nos grandes formatos e 64% nos mobiliários urbanos. A pesquisa ainda revelou que o ensino escolar e universitário foi a categoria de mercado que teve o maior volume de investimento nesse tipo de mídia em 2018.

Maior exposição ao público geral

Como a rotina das pessoas é corrida e estão na rua o tempo todo, a mídia OOH é um dos formatos que mais tem exposição ao público geral. Além disso, uma de suas vantagens é passar maior credibilidade às marcas, com grande impacto visual e proximidade do público. As novas tecnologias da OOH permitem que as empresas segmentem campanhas e as integrem com o mobile (retargeting), o que ajuda a rentabilizar os investimentos.

Cases inspiradores

Boticário: Homenagem às mães em elevadores

Em São Paulo, O Boticário escolheu os elevadores de diversos edifícios residenciais para veicular homenagens às mães em sua mídia OOH. A empresa promoveu sua marca por meio de uma campanha que presenteava as mães com mensagens enviadas pelos seus filhos. A ação ocorreu da seguinte maneira: os filhos que desejassem enviar uma mensagem à sua mãe entravam no site de O Boticário, se cadastravam e enviavam a mensagem que gostariam de transmitir e uma foto de sua mãe. Assim, a homenagem era direcionada ao endereço cadastrado e aparecia no display fixado dentro dos elevadores.

Colégio pH e o videogame em ponto de ônibus

O colégio pH, localizado no Rio de Janeiro, desenvolveu um game para os estudantes testarem seus conhecimentos para o vestibular. O diferencial dessa ação é que o jogo podia ser acessado no painel de um abrigo de ônibus próximo a uma unidade do colégio. Com isso, o cursinho preparatório para o vestibular fornecido pelo Colégio pH foi promovido de forma espontânea e interativa.

Agora, que tal causar grande impacto no público por meio da mídia Out of Home? Não deixe essa oportunidade passar em branco.



 

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