[ editar artigo]

Negócios inovadores e inspiradores

Negócios inovadores e inspiradores

Nem sempre ser inovador é ser altamente tecnológico. Processos, formas de atender e soluções são comportamentos de mercado altamente inovadores quando atingem seu público e levam a ele o que esperam para sanar suas demandas. Hoje isso acontece em todos os campos profissionais.

Você já imaginou sua vida sem usar uma conta bancária? Até outro dia eu nem pensava nisso, mas hoje já é possível viver sem ter uma conta em banco com as facilidades das fintechs! Transportar objetos pequenos, como remédios, sem ser por transportadora ou pelos Correios também é possível com os drones, além de ser altamente inovador, tecnológico e principalmente disruptivo. 

Vivemos hoje num mundo onde quase tudo o que você imagina é possível. A crise e a alta concorrência criaram oportunidades para que os empreendedores pudessem enfim tirar suas ideias inovadoras do baú e colocá-las em prática. É fato que num mercado confortável economicamente não cabem sonhos revolucionários, mas já nos momentos mais escassos é quando as pessoas precisam sobreviver. Assim, é o momento mais propício para os negócios inovadores virem à tona.


Negócios inovadores: exemplos

As vilas gastronômicas desvendaram chefs talentosos, que levam às mesas dos consumidores muitas opções de alimentação com rapidez, facilidades, preço justo e o conforto de estarem hoje em diversos cantos da cidade, sem burocracia. Em contrapartida, os aplicativos inovadores de celular também entregam na sua casa aquela refeição que dava até preguiça de sair de casa pra buscar há alguns anos. Calçar o chinelo para ir até o Cadore ou ao Mercado do Sal ficou divertido, mas se você não estiver a fim, é só deslizar os dedos pelo mobile e aguardar uns 40 minutos que seu japa preferido estará na sua porta.      

O Kindle engoliu algumas centenas de páginas a um preço bem camarada sem afetar a qualidade de visão das pessoas, ajudando o meio ambiente a economizar árvores e ombros, pois é bem mais leve que um livro de 200 páginas. Sendo assim, as livrarias mutaram seus negócios e comercializam outros produtos que não livros. Já as locadoras de filmes e os DVD’s das prateleiras foram substituídos pelo Netflix e canais à cabo, mas não sobrepuseram os cinemas. 


Negócios inovadores: experiência 

Você já se perguntou os motivos pelos quais alguns negócios simplesmente acabaram e são preenchidos por outros e em outros casos apenas surgem novas soluções inovadoras parecidas para uma mesma demanda? A resposta está na experiência. Ir ao cinema é um programa para fazer com a família, companheiro ou amigos. Ouvir uma música ou ler um livro acontece independente do meio usado para o mesmo fim.    

Por isso que negócios inovadores que substituem os já existentes não irão excluir as experiências, pelo contrário. Cada vez mais irão surgir soluções híbridas para atender as diversas formas de humor do consumidor, desde o animado para jantar com a turma nos mercados gastronômicos, até para aqueles momentos de timidez ou introspecção, pedindo o japa pelo iFood


Negócios inovadores: lançamento

Agora, a novidade é o eSim, que chegou ao Brasil em abril. É um chip virtual de algumas operadoras telefônicas (Vivo e Claro) que substituem o chip físico. A solução virá acoplada aos smartphones e smartwatches e irá desempenhar todas as funções já conhecidas pelos usuários, mas com alguns novos aperfeiçoamentos. Será possível ter múltiplas contas num mesmo eSim, para ajudar aqueles que precisam se deslocar entre países, ou mesmo ter conta pessoal e profissional separadas. Há também a possibilidade de cadastrar o mesmo número para dispositivos diferentes e anão remoção do chip facilita a localização do aparelho em caso de perda ou roubo. Para aqueles que ficaram na dúvida, também pode ser feita a portabilidade da mesma forma que hoje em dia. Mas, o recurso só atende os IPhones, por enquanto!

Eu nunca tinha pensado nisso, mas já tava na hora, não é verdade?

Comunidade Sebrae
Suzane Marie
Suzane Marie Seguir

Sou jornalista, MEI e gerente de comunidades da Comunidade Sebrae!

Ler matéria completa
Indicados para você