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O futuro do trabalho: A inovação organizacional

O futuro do trabalho: A inovação organizacional

 

Quando analisamos o futuro do trabalho, chegamos à conclusão de que para manter a competitividade será necessário se atualizar e inovar conforme as mudanças exigidas pelo mercado. Hoje, não tem como não pensar na inovação organizacional e a transformação empresarial é uma realidade sem volta.

Como o mercado de trabalho é um reflexo da sociedade em que cada geração contribui com novos comportamentos, valores e expectativas, é importante destacar que cada uma tem suas expectativas e pode estar em busca de objetivos diferentes. Por isso, tentar entender o que engaja e satisfaz os colaboradores é uma forma de fazer com que as transformações ganhem força a fim de reinventar o negócio por meio de métodos e formatos inovadores.

Inovar nas organizações não quer dizer que tudo que foi construído ao longo dos anos deve ser deixado de lado, mas redefinir os valores e se adaptar ao novo contexto. O importante é estar aberto a esse novo contexto em que vivemos!

As mudanças chegaram…

Como dissemos, o mercado está mudando e passando por diversas transformações, uma vez que algumas funções e profissionais sejam substituídos por máquinas ou softwares avançados. Por outro lado, há novas profissões e competências surgindo, o que também permite o trabalho colaborativo com a utilização de robôs, por exemplo. Nas empresas, essa evolução tem como principal foco o investimento em iniciativas que permitem um melhor ambiente de trabalho para os seus colaboradores. Assim, as organizações os incentivam a criarem mais autonomia e participação em seus projetos a fim de desenvolverem novos talentos.

Mas, o que é inovação organizacional na prática

Empresas que potencializam sua gestão por meio da tecnologia e de outras maneiras inovadoras são mais maleáveis nos processos de otimização da produtividade. Na prática, essa transformação visa a descentralização dos processos, a ampliação da comunicação, a busca das melhores práticas de gestão, mudanças na estratégia empresarial, programas de treinamentos para colaboradores, gerenciamento de processos de logística etc.

Além disso, o uso da tecnologia na inovação organizacional permite a atualização de informações em tempo real, edição conjunta e colaborativa de arquivos e documentos, histórico de ideias com projetos acessíveis a todos e possibilidade de integrar diversos perfis de indivíduos. Para que tudo isso seja feito de forma satisfatória, é preciso oferecer treinamentos aos colaboradores. Capacitar a equipe é uma forma de influenciá-la positivamente, aumentando seu rendimento e crescimento profissional. Isso contribui para o engajamento, pois desperta o sentimento de pertencimento e a motivação. Uma boa opção para oferecer treinamentos e consultorias aos funcionários é buscar parcerias com instituições, como as incubadoras.

Criar um núcleo de estudos multidisciplinar com representantes das diferentes áreas da empresa também pode aumentar a otimização da organização. Essa alternativa ajuda na identificação dos principais gargalos que podem parar os processos organizacionais. Assim, a equipe multidisciplinar pode criar ações que resolvam esses problemas. Essa troca de experiências e ideias é uma ótima maneira de desenvolver soluções inovadoras.

Estimular a comunicação no ambiente corporativo é fundamental para que os colaboradores possam sugerir alterações e também apontar possíveis erros da empresa. Estipular um cronograma, com calendário de reuniões para feedbacks pode estimular a comunicação e produtividade dos integrantes.

A abertura para que se tenha uma comunicação 360°, na qual todos tenham liberdade para se manifestar é um caminho para que a empresa tenha uma cultura organizacional inovadora que valorize a opinião de todos.

Outro setor que merece atenção é a logística. Implementar a inovação para esse setor da empresa pode refletir na qualidade e agregar valor ao produto. Além disso, gerenciar detalhadamente os processos logísticos pode trazer redução de custos de transporte e produção e, consequentemente, a melhora do preço final para o cliente.

As ferramentas tecnológicas são imprescindíveis para otimizar os processos e garantir estratégias mais precisas para a obtenção de melhores resultados. Para essa otimização, é importante investir em softwares de inteligência artificial que entregam dados compilados e fornecem aos gestores informações detalhadas, promovendo a melhoria da performance da equipe.

Empresas que já adotaram as práticas de inovação notaram progressos no rendimento dos funcionários, nos processos internos, na comunicação e no clima organizacional. Todos esses avanços no ambiente de trabalho refletem positivamente o valor que será entregue ao consumidor final.










 

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